Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Consumo de gás natural dispara com alta na indústria e no comércio do Amazonas

Demanda no setor comercial cresce 19%, enquanto na indústria aumento é de 9,4%.

Por Hugo Guimarães

04/06/2025 às 14:05

  • O consumo de gás natural no Amazonas cresceu significativamente no primeiro quadrimestre de 2024, com aumento de 9,4% na indústria e 19% no comércio em relação a 2023.
  • O gás natural oferece vantagens como economia de até 54% para a indústria e 48% para o comércio, além de versatilidade, segurança e fornecimento contínuo via rede subterrânea.
  • O Amazonas possui tarifas competitivas de gás natural, liderando no segmento comercial e ficando em terceiro no industrial, com a maior parte do consumo destinada a usinas termelétricas e participação relevante nos setores veicular e residencial.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Consumo de gás natural no Amazonas cresce na indústria e no comércio

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – O consumo de gás natural (GN) no Amazonas registrou forte crescimento no primeiro quadrimestre deste ano, especialmente nos setores industrial e comercial. De acordo com dados divulgados pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), a demanda das indústrias aumentou 9,4%, enquanto o comércio apresentou uma alta expressiva de 19%, na comparação com o mesmo período de 2023.

Atualmente, a Cigás atende 80 indústrias no estado, que operam em segmentos como duas rodas, papel e papelão, químico, eletroeletrônico, termoplástico e metalúrgico. No comércio, são 297 usuários, entre supermercados, restaurantes, pizzarias, lavanderias, academias, hospitais e panificadoras.

PUBLICIDADE

Segundo a companhia, o aumento da procura é reflexo das vantagens econômicas proporcionadas pelo GN. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, em maio, o uso do gás natural gerou uma economia de até 54% para a indústria e de até 48% para o setor comercial no Amazonas.

Leia mais: Petrobras reduz preço da gasolina A para as distribuidoras

Além do fator econômico, o GN se destaca pela versatilidade e segurança. Pode ser utilizado para geração de energia elétrica, produção de vapor, aquecimento, secagem, climatização, cocção de alimentos e até como combustível para frotas e empilhadeiras. Outro diferencial é o fornecimento contínuo por meio de rede canalizada subterrânea, que elimina a necessidade de estocagem.

“A busca contínua por novos usuários, aliada à oferta de soluções energéticas adequadas, tem sido essencial para a expansão do consumo de gás natural no nosso estado”, afirma o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara.

PUBLICIDADE

Tarifa entre as mais competitivas do país

O Amazonas também se destaca no cenário nacional pela competitividade da tarifa do gás natural. Segundo o Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), referente a dezembro de 2023, a Cigás lidera o ranking no segmento comercial e ocupa a terceira posição no industrial, considerando a faixa de consumo de 20 mil metros cúbicos por dia, entre 19 concessionárias de todo o país.

Nos quatro primeiros meses de 2024, a demanda total por gás natural no Amazonas foi de, em média, 5,4 milhões de metros cúbicos por dia. A maior parte desse volume — 4,5 milhões de m³/d — foi destinada às usinas termelétricas que operam em Manaus e nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

O segmento veicular também apresentou participação relevante, com média de 20,5 mil metros cúbicos diários abastecendo veículos em sete postos de Gás Natural Veicular (GNV) espalhados por Manaus. Já o consumo residencial ficou na média de 5 mil m³/d, distribuídos em 23 mil unidades habitacionais.

Com as vantagens econômicas, a segurança do fornecimento e a versatilidade do gás natural, a expectativa é de que os números sigam em trajetória de crescimento, consolidando o GN como uma alternativa energética cada vez mais presente no dia a dia do comércio, da indústria e das residências amazonenses.

 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Entregadora fratura o braço após cair em buraco atribuído à Águas de Manaus

Acidente aconteceu na rua Omágua, no Fátima 1, zona Norte de Manaus.

há 1 minuto

Mundo

Cuba enfrenta novo apagão nacional e deixa cerca de 10 milhões sem energia

Colapso é o terceiro registrado no país em 2026 e expõe a crise no sistema elétrico, afetado por infraestrutura antiga e escassez de combustível.

há 24 minutos

Política

Roberto Cidade faz novas mudanças no governo e troca comando de secretarias e fundações

Alterações atingem a Seas, a Funtec, a Amazonprev e o Ipem-AM; decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado.

há 50 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro vai aos EUA tentar barrar tarifa de 25% e criticar discurso de soberania de Lula

Senador participa nesta terça-feira (7) de audiência em Washington sobre investigação comercial que pode resultar em novas tarifas.

há 1 hora

Amazonas

Conta de luz sobe acima da inflação no Amazonas, mas reajuste fica abaixo de altas registradas em outros estados

Reajuste médio aprovado pela Aneel foi de 6,58%, enquanto consumidores residenciais terão aumento de 3,77%; em outras regiões do país, tarifas ultrapassaram 15%.

há 1 hora