A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

MPF denuncia mandante das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips três anos após o crime

A acusação foi formalizada na Subseção Judiciária Federal de Tabatinga (AM) pelo procurador da República

Por Jonas Souza

05/06/2025 às 18:51 - Atualizado em 05/06/2025 às 19:03

Notícias do Amazonas – O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta quinta-feira (5) a denúncia contra o mandante do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, mortos há exatos três anos no Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. O crime, marcado por crueldade e impossibilitando qualquer defesa das vítimas, ocorreu em 5 de junho de 2022, quando ambos realizavam uma expedição na segunda maior terra indígena do país.

PUBLICIDADE

Leia mais: Chico Preto desfaz promessa mentirosa de Omar Aziz: “Quer ser governador? Começa falando a verdade”

A acusação foi formalizada na Subseção Judiciária Federal de Tabatinga (AM) pelo procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, com apoio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ). O MPF também solicitou a retirada do sigilo do processo para permitir que mais informações sobre o caso sejam divulgadas.

Desde o desaparecimento das vítimas, o MPF atua para responsabilizar todos os envolvidos. Em julho de 2022, o órgão denunciou três suspeitos: Amarildo da Costa Oliveira (“Pelado”), Oseney da Costa de Oliveira (“Dos Santos”) e Jefferson da Silva Lima (“Pelado da Dinha”). Eles respondem por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver, estando dois deles presos preventivamente.

Em outubro de 2023, a Justiça Federal determinou que os três fossem levados a júri popular, considerando haver indícios suficientes de autoria e materialidade para que o caso seja decidido pela sociedade.

PUBLICIDADE

Posteriormente, em junho de 2024, a Justiça recebeu nova denúncia do MPF contra cinco homens acusados de envolvimento na ocultação dos corpos. Entre eles, quatro também responderão por corrupção de menor, por terem aliciado um adolescente para participar do crime.

Atualmente, Amarildo e Jefferson permanecem presos e serão julgados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Já Oseney, que foi beneficiado com prisão domiciliar e monitoração eletrônica, aguarda decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após o MPF recorrer da exclusão dele do julgamento pelo tribunal do júri.

O caso permanece como símbolo da violência e das ameaças enfrentadas por defensores de direitos humanos e ambientalistas na Amazônia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 4 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 5 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 6 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 6 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 6 horas