A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2018

Lula decide adiar apresentação de Haddad como candidato a presidente, após conversar com advogados

O PT estava dividido em relação a qual estratégia adotar.

Por Hugo Guimarães

04/09/2018 às 08:31 - Atualizado em 11/09/2018 às 12:43

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na tarde desta segunda-feira (3), em conversa com políticos do PT e advogados na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, não antecipar a apresentação de Fernando Haddad como cabeça de chapa na corrida pelo Palácio do Planalto.

A decisão foi tomada após duas rodadas de conversas com petistas e advogados nesta segunda na cela especial em que está preso desde abril na capital paranaense. O PT estava dividido em relação a qual estratégia adotar.

PUBLICIDADE

Lula optou por aguardar a apresentação de recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou o registro da candidatura do ex-presidente, tendo como base o voto do ministro Edson Fachin. Na ocasião, o magistrado divergiu do relator do processo no TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e votou por autorizar provisoriamente a candidatura Lula.

Para Fachin, embora Lula esteja inelegível pela Lei da Ficha Limpa, é preciso aguardar decisão final de comitê da ONU que recomendou a participação do ex-presidente na eleição de outubro.

Isso indica que o PT decidiu apostar na possibilidade de que, por sorteio, o caso de Lula caia no Supremo com o ministro Ricardo Lewandowski, que poderia tomar decisão monocrática de suspender a decisão do TSE e, como Edson Fachin, assegurar o cumprimento de recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU.

O PT acredita, ainda, que, se no sorteio o processo cair com os ministros Marco Aurélio Mello ou Celso de Mello, pode ser levado ao plenário, com a possibilidade de ser concedida liminar, garantindo a manutenção da candidatura de Lula.

Ao mesmo tempo, o PT vai apresentar petição ao Comitê de Direitos Humanos da ONU informando que as autoridades brasileiras não atenderam à sua recomendação. Essa medida, no entanto, é muito mais simbólica do que passível de efeito concreto.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, a presidente do PT utilizou seu perfil no Twitter para dizer que o partido apresentará “recursos judiciais cabíveis” para “defender” a candidatura de Lula.

Na postagem, Gleisi também afirmou que a legenda denunciará à Organização das Nações Unidas (ONU) o que chamou de “não cumprimento” de determinação da entidade. Na avaliação da petista, o Brasil atravessa um período de anormalidade.

“Denunciaremos a ONU [sic] o não cumprimento do que determinou em relação à candidatura de Lula, assim como entraremos com recursos judiciais cabíveis para defender essa candidatura. Seguiremos denunciando as injustiças contra Lula e contra o povo brasileiro. Não vivemos tempos normais no Brasil”, escreveu a presidente do PT na rede social.

Haddad

Também nesta segunda, o candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad, afirmou que, após apresentar ao ex-presidente “todas as possibilidades jurídicas que estão à mão”, Lula decidiu com os advogados que a estratégia será apresentar um recurso à ONU e outro ao Supremo Tribunal Federal.

“Serão duas petições, dois recursos, com pedido de liminar, tanto na esfera eleitoral quanto na criminal, para que ele [Lula] tenha o direito de registrar a sua candidatura no prazo que foi dado de 10 dias, ou seja, para que não haja a necessidade de substituição no prazo de 10 dias que foi atribuído pelo TSE”, declarou.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro pede ao STF afastamento de Alexandre de Moraes em casos ligados ao Banco Master

Defesa do senador argumenta que atuação profissional da esposa do ministro justificaria impedimento em processos relacionados ao Banco Master e Daniel Vorcaro.

há 8 minutos

Brasil

Vídeo de mulher de 37 anos fingindo ser criança viraliza após revelação de golpe que enganou família por meses

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 37 anos, foi presa em Santa Catarina após se passar por uma adolescente de 12 anos e viver por 14 meses com uma família que acreditava tê-la adotado.

há 14 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto próximo a condomínio de luxo na zona Oeste de Manaus

Testemunhas relataram que a vítima teria sido levada por criminosos até o local onde foi encontrada morta na tarde desta sexta-feira.

há 19 minutos

Mundo

Caminhão quebra no deserto do Saara e 49 pessoas morrem de sede

Tragédia ocorreu em uma das regiões mais hostis do Saara; sobreviventes caminharam mais de 50 quilômetros para pedir socorro.

há 43 minutos

Polícia

Foragido da Justiça é preso com drogas, armas e munições em flutuante no Amazonas

Suspeito utilizava estrutura flutuante para armazenar entorpecentes e foi autuado por tráfico, posse de arma de uso restrito e corrupção de menores.

há 44 minutos