A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Gilmar Mendes convoca audiência no STF para discutir pejotização

Essa estratégia costuma ser adotada para reduzir encargos trabalhistas e previdenciários.

Por Beatriz Silveira

06/07/2025 às 09:30 - Atualizado em 05/08/2025 às 14:19

Notícias do Brasil –  O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou a realização de uma audiência pública para discutir os impactos da pejotização nas relações de trabalho no Brasil. O encontro está agendado para o dia 10 de setembro e deverá reunir especialistas, autoridades e representantes de diferentes órgãos públicos.

PUBLICIDADE

A pejotização é uma prática cada vez mais comum no mercado, na qual empresas contratam trabalhadores como pessoas jurídicas (PJs), em vez de firmar vínculos formais sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa estratégia costuma ser adotada para reduzir encargos trabalhistas e previdenciários, mas tem gerado controvérsias quanto à legalidade e à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Gilmar Mendes é o relator da ação que discute a pejotização no STF. Em abril deste ano, o ministro determinou a suspensão de todos os processos judiciais que tratam do tema em todo o país, até que a Corte se pronuncie de forma definitiva.

Leia também: Vereador de Envira é preso por ameaçar e agredir companheira

Na decisão que convoca a audiência pública, Mendes afirma que o debate é essencial para delimitar parâmetros jurídicos sobre a contratação de autônomos e profissionais PJ. “A prática se tornou recorrente em empresas de diversos setores e tamanhos. Precisamos discutir seus efeitos e limites”, declarou o ministro.

A audiência contará com a participação de representantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Ministérios do Trabalho e da Previdência, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somando vozes técnicas e políticas ao debate.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Mundo

Irã anuncia possível dia do funeral de Ali Khamenei, morto há 101 dias

Segundo a agência Tasnim, homenagens ocorrerão após os primeiros dias de Muharram e devem mobilizar milhões de pessoas em Teerã, Qom e Mashhad.

há 24 minutos

Manaus

Ufam terá reforço no transporte e embarque gratuito para estudantes a partir de segunda-feira

Parceria entre IMMU e Universidade Federal do Amazonas amplia operação da linha Integração e garante embarque gratuito para estudantes nas linhas 125 e 616.

há 59 minutos

Amazonas

Águas de Manaus lidera ranking de reclamações no Procon-AM em 2026

Levantamento reúne reclamações registradas entre janeiro e maio de 2026.

há 1 hora

Amazonas

Amazonas amplia cobertura vacinal e reforça importância da imunização em todas as fases da vida

Dados de 2025 apontam crescimento da cobertura vacinal no Amazonas e reforçam a importância da atualização da caderneta para prevenção de doenças.

há 1 hora

Política

Silas Câmara confirma retorno à Câmara dos Deputados em agosto

Parlamentar está afastado por licença especial de quatro meses.

há 2 horas