A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Bolsonaro usa versículo bíblico para criticar Lula após tarifa de 50% dos EUA

Ex-presidente cita Provérbios e reforça narrativa de perseguição política.

Por Hugo Guimarães

10/07/2025 às 13:17 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:27

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Notícias de Política – O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou um versículo bíblico para criticar o governo Lula após o anúncio de uma tarifa de 50% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Em sua rede social, Bolsonaro publicou o trecho do livro de Provérbios que afirma que quando pessoas justas governam, o povo se alegra, mas quando perversos estão no poder, o povo sofre.

PUBLICIDADE

A declaração ocorreu no mesmo dia em que o então presidente americano formalizou a aplicação da tarifa a partir do dia 1º de agosto, relacionando a medida às ações do Supremo Tribunal Federal contra Bolsonaro, que ele classificou como perseguição.

Leia mais: Lula reage à taxação de Trump e aciona lei da reciprocidade contra os EUA

Em resposta, o presidente Lula afirmou que o Brasil tratará essa suspensão tarifária como uma medida unilateral e adotará a Lei de Reciprocidade Econômica, que permite retaliar aumentos abusivos de taxas comerciais.

O uso do versículo bíblico por Bolsonaro reforça a narrativa de perseguição que ele e seus aliados vêm adotando desde o início dos processos judiciais contra ele. Enquanto isso, o governo federal prepara uma reação jurídica e diplomática baseada na legislação vigente.

Esse episódio aprofunda a crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, trazendo um forte tom político e religioso ao debate. A estratégia de Bolsonaro visa mobilizar sua base de apoio, ao passo que o governo Lula busca enfrentar a questão com medidas legais e negociações internacionais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Estadão critica política fiscal de Lula e compara governo às “pedaladas” Dilma Rousseff

Texto aponta uso de mecanismos que ampliariam despesas fora das regras fiscais.

há 27 minutos

Resgate animal

Bombeiros resgatam cães que caíram em bueiro após briga na zona leste de Manaus

Animais foram retirados sem ferimentos de uma galeria com mais de dois metros de profundidade no bairro Tancredo Neves

há 50 minutos

Amazonas

Mulher desaparece após colisão entre embarcações em rio no Amazonas; condutor estava bêbado

Vítima caiu nas águas do Rio Pantaleão após canoa da família ser atingida por barco conduzido por homem suspeito de embriaguez..

há 50 minutos

Brasil

Governo Lula corta R$ 4,3 bilhões da Defesa e afeta operações de combate ao crime organizado nas fronteiras do Brasil

Contingenciamento de R$ 4,3 bilhões atinge ações de monitoramento e combate ao tráfico na Amazônia.

há 57 minutos

Brasil

Operação investiga infiltração do PCC em órgãos públicos e esquema de extorsão em São Paulo

Ministério Público apura atuação de agentes públicos, vazamento de informações sigilosas e plano contra promotor do Gaeco

há 1 hora