População reprova atuação do Congresso com 51% de desaprovação, aponta pesquisa
Levantamento do instituto Quaest revela que apenas 42% aprovam o trabalho dos parlamentares.

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil
Notícias de Política – Neste domingo (21), dados da pesquisa Genial/Quaest mostraram que 51% dos brasileiros desaprovam o desempenho do Congresso Nacional, enquanto apenas 42% o aprovam. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
PUBLICIDADE
O levantamento, realizado com 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho, destaca que 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre a atuação do Legislativo.
Perfis com maior rejeição
A pesquisa aponta que a desaprovação é mais expressiva entre homens, pessoas com ensino superior completo e indivíduos com renda mais alta — segmentos em que a rejeição ao Congresso supera a aprovação.
Já entre os brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos, a situação é mais equilibrada, com 47% aprovando e 44% desaprovando a atuação parlamentar.
Desigualdades regionais e ideológicas
No Sudeste, região com maior capital político, a desaprovação ao Legislativo se intensifica. Enquanto isso, no Nordeste, a discrepância é menor, refletindo variações regionais de percepção.
Em relação ao posicionamento político, eleitores bolsonaristas demonstraram níveis mais elevados de reprovação, enquanto os que se identificam como lulistas ou simpatizantes da esquerda tendem a avaliar o Congresso de forma mais favorável.
PUBLICIDADE
Temas que dividem
O estudo expôs ainda divergências conforme os temas em pauta, embora esses dados detalhados não tenham sido divulgados pelo repositório consultado.
Impacto e repercussão
A desaprovação majoritária do Congresso reflete um clima de insatisfação com a atuação dos parlamentares, que pode influenciar debates sobre reformas institucionais, a transparência de emendas e a condução das pautas nacionais. Com este cenário, cresce a pressão para que os líderes políticos apresentem resultados mais concretos e aprimorem as conexões com diversos segmentos da sociedade.
Leia mais: Maioria vê provocação de Lula a Trump durante cúpula do Brics, aponta Quaest
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





