Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Alexandre de Moares proíbe Bolsonaro de falar com 191 pessoas e embaixadores

Ex-presidente também está impedido de sair de casa à noite, usar redes sociais e se comunicar com autoridades estrangeiras.

Por Hugo Guimarães

21/07/2025 às 10:05 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:26

MP pede ao TCU a suspensão do salário pago pelo PL ao ex-presidente

Foto: Reprodução

Notícias de Política – Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro está proibido de manter contato com 191 pessoas, incluindo o próprio filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de todos os embaixadores estrangeiros em Brasília. A decisão, de sexta-feira (18/7), também obriga Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica e estabelece um regime de recolhimento domiciliar noturno e em fins de semana.

A medida cautelar cita diretamente a possibilidade de fuga como justificativa, embora a palavra apareça apenas duas vezes ao longo das 45 páginas do despacho de Moraes. O texto ainda autoriza o uso da força, incluindo o arrombamento de portas e cofres, caso o ex-presidente se recuse a cumprir os mandados judiciais.

A lista de pessoas com quem Bolsonaro está proibido de se comunicar inclui alvos das ações penais 2.668, 2.693, 2.694 e 2.695, do inquérito 4.995 e da petição 12.100, todos relacionados à tentativa de atentado contra o Estado Democrático de Direito. Os réus, no entanto, negam qualquer envolvimento em ações ilegais.

Leia mais: Ausências na Câmara colocam mandato de Eduardo Bolsonaro em risco

O ex-presidente também não pode utilizar redes sociais, seja diretamente ou por meio de terceiros, e deve manter uma distância mínima de 200 metros de qualquer embaixada. Com 132 representações diplomáticas na capital federal, a determinação praticamente o isola de qualquer interlocução internacional.

As medidas impõem severas restrições à rotina de Bolsonaro, que já está sob investigação da Polícia Federal e é alvo de diversas ações judiciais. O cumprimento da decisão está sendo monitorado pelo Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME), onde o ex-presidente teve a tornozeleira instalada.

Pessoas com quem Bolsonaro está proibido de manter contato:

Alexandre Ramagem

Almir Garnier

Anderson Torres

Augusto Heleno

Mauro Cid

Paulo Sérgio Nogueira

PUBLICIDADE

Walter Braga Netto

Fernando de Sousa Oliveira

Filipe Garcia Martins Pereira

Marcelo Costa Câmara

Marília Ferreira de Alencar

Mário Fernandes

Silvinei Vasques

Ailton Gonçalves Moraes Barros

Angelo Martins Denicoli

Carlos César Moretzsohn Rocha

Giancarlo Gomes Rodrigues

Guilherme Marques Almeida

PUBLICIDADE

Marcelo Araújo Bormevet

Reginaldo Vieira de Abreu

Antonio Clesio Ferreira

Eduardo Bolsonaro

Ailton Gonçalves Moraes Barros

Alexandre Castilho Bitencourt da Silva

Alexandre Rodrigues Ramagem

Almir Garnier Santos

Amauri Feres Saad

Anderson Gustavo Torres

Anderson Lima de Moura

Angelo Martins Denicoli

PUBLICIDADE

Augusto Heleno Ribeiro Pereira

Bernardo Romão Corrêa Netto

Carlos César Moretzsohn Rocha

Carlos Giovani Delevati Pasini

Cleverson Ney Magalhães

Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira

Fabrício Moreira de Bastos

Filipe Garcia Martins

Fernando Cerimedo

Giancarlo Gomes Rodrigues

Guilherme Marques de Almeida

Hélio Ferreira Lima

PUBLICIDADE

Jair Messias Bolsonaro

José Eduardo de Oliveira e Silva

Laércio Vergilio

Marcelo Bormevet

Marcelo Costa Câmara

Mario Fernandes

Mauro Cesar Barbosa Cid

Nilton Diniz Rodrigues

Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Rafael Martins de Oliveira

Ronald Ferreira de Araújo Junior

Sergio Ricardo Cavalieri de Medeiros

Além de todos os embaixadores estrangeiros sediados em Brasília.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Venezuelano é preso após agredir esposa e ameaçá-la com faca na zona Oeste de Manaus

Segundo a Polícia Militar, suspeito estava embriagado, quebrou objetos da residência e impediu a companheira de entrar em casa.

há 13 minutos

Polícia

Polícia Civil apreende cerca de uma tonelada de maconha durante operação contra o tráfico no Amazonas

Segundo a corporação, entorpecentes estavam escondidos em uma residência alvo da operação que investigava uma organização criminosa.

há 16 minutos

Polícia

Delegado Bruno Fraga afirma que polícia não vai recuar após morte de investigador do Denarc

Coletiva da Polícia Civil detalhou a operação que localizou Rafael Pereira Freitas, apontado como autor do disparo que matou o investigador Luciano Carvalho de Sena durante ação do Denarc.

há 22 minutos

Polícia

Saiba quem é o policial apontado como integrante do esquema de agiotagem desarticulado durante operação em Manaus

Ministério Público aponta policial militar como um dos integrantes do grupo criminoso alvo da Operação Usura, que investigou empréstimos com juros abusivos e extorsão contra servidores públicos.

há 23 minutos

Amazonas

Ameaça de seca severa coloca economia do Amazonas em alerta e pode elevar custos da Zona Franca

Projeções indicam risco elevado de estiagem, com impactos na logística, na indústria e no abastecimento da região.

há 32 minutos