A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Congresso Nacional aprova isenção de taxa de navegação de cargas para Norte e Nordeste até 2031

O texto agora seguiu para sanção presidencial.

Por Natan AMPOST

23/07/2025 às 06:00 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:43

Notícias do Amazonas – A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, a prorrogação da isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para as cargas com origem ou destino nas regiões Norte e Nordeste do país. O texto do Projeto de Lei nº 1.765/2019, de autoria do deputado Júnior Ferrari (PSD-PA), agora segue para sanção presidencial e, se aprovado, a isenção será válida até 8 de janeiro de 2031.

PUBLICIDADE

A proposta original previa o fim do benefício em 2027, mas uma emenda do senador Eduardo Braga (MDB-AM), incorporada ao texto durante sua tramitação no Senado, estendeu o prazo por mais quatro anos e eliminou a previsão de redução gradual da isenção em pelo menos 10% ao ano, como constava na versão anterior aprovada em 2022.

Leia também: MPF arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão corporativo e motociatas

Redução de custos e estímulo à economia
Segundo o deputado Júnior Ferrari, a iniciativa tem como objetivo reduzir os custos logísticos enfrentados por produtores e empresários do Norte e Nordeste, regiões que sofrem com infraestrutura precária, distâncias continentais e desafios naturais, como os longos períodos de estiagem que afetam os rios da Amazônia.

“Essa isenção é essencial para tornar o transporte fluvial e marítimo mais competitivo nessas regiões, que ainda são altamente dependentes de alternativas logísticas onerosas”, justificou Ferrari.

Já o senador Eduardo Braga, relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, destacou que a extensão do benefício é vital diante dos impactos econômicos da pandemia e das crises ambientais recentes, como a seca severa que atingiu os rios amazônicos em 2023 e 2024, comprometendo a navegação e o abastecimento de diversas cidades.

PUBLICIDADE

Entenda o AFRMM
Criado em 1958, o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante é um valor extra cobrado sobre o frete no transporte aquaviário de mercadorias em território nacional. Os valores arrecadados são direcionados ao Fundo da Marinha Mercante (FMM), que financia a modernização e a expansão da frota de navegação no Brasil.

Com a nova lei, as cargas embarcadas com origem ou destino nos portos das regiões Norte e Nordeste continuarão isentas do AFRMM até o início de 2031, favorecendo a redução no preço final de produtos e contribuindo para a retomada econômica dessas áreas, historicamente menos favorecidas no contexto da infraestrutura logística nacional.

O texto aprovado também fortalece o compromisso do governo federal com a navegação fluvial e de cabotagem, segmentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do semiárido nordestino.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 7 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 7 horas

Amazonas

Alzira Miranda é reeleita presidente do CREA-AM com mais de 63% dos votos

Engenheira de pesca recebeu 2.974 votos e seguirá no comando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas pelos próximos três anos.

há 7 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade entrega revitalização do SPA Danilo Corrêa e amplia atendimento com novo fluxo assistencial

Unidade da zona norte recebeu novas recepções, salas de classificação de risco e espaço exclusivo para pacientes de menor gravidade.

há 7 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos

Reestruturação aumentou a capacidade da recepção para 261 pacientes e prevê melhorias na quimioterapia e ampliação do Programa de Navegação do Paciente.

há 7 horas