A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas acompanha caso de estupros contra indígena

Relatos de abusos em delegacia motivam ações emergenciais para proteção da vítima.

Por Marcia Jornalist

23/07/2025 às 08:41 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:43

Notícias do Amazonas – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas, através do Núcleo de Atendimento Prisional, iniciou a assistência a uma reeducanda indígena da etnia Kokama, que relatou múltiplos estupros ocorridos durante sua custódia na Delegacia de Polícia de Santo Antônio do Içá.

PUBLICIDADE

O caso veio à tona em 28 de agosto de 2023, e desde então, a reeducanda, identificada pelas iniciais L. M. S., recebeu 65 atendimentos até 17 de julho de 2025.

Transferida para a Unidade Prisional Feminina de Manaus em 27 de agosto de 2023, L. M. S. apresentava um estado emocional grave, sendo necessário antecipar o atendimento jurídico.

Durante a consulta, a reeducanda relatou ter sido estuprada por pelo menos quatro policiais e um guarda municipal, inclusive após o parto, com seu filho recém-nascido presente.

Após os relatos, a Defensoria solicitou o encaminhamento da vítima à Delegacia da Mulher, onde um exame de corpo de delito confirmou os abusos.

PUBLICIDADE

Em resposta, a Defensoria adotou diversas providências, como escuta qualificada e acompanhamento psicológico contínuo.

LEIA MAIS: Ministério Público acompanha caso de indígena presa que denunciou PMs por estupros em delegacia no Amazonas

A Defensoria Pública destaca a gravidade das denúncias e sua atuação como fiscalizadora dos direitos humanos nas unidades prisionais, reafirmando seu compromisso com a proteção da vítima e responsabilização dos autores dos crimes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 2 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 2 horas

Amazonas

Alzira Miranda é reeleita presidente do CREA-AM com mais de 63% dos votos

Engenheira de pesca recebeu 2.974 votos e seguirá no comando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas pelos próximos três anos.

há 3 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade entrega revitalização do SPA Danilo Corrêa e amplia atendimento com novo fluxo assistencial

Unidade da zona norte recebeu novas recepções, salas de classificação de risco e espaço exclusivo para pacientes de menor gravidade.

há 3 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos

Reestruturação aumentou a capacidade da recepção para 261 pacientes e prevê melhorias na quimioterapia e ampliação do Programa de Navegação do Paciente.

há 3 horas