A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Folha de S. Paulo compara eleição interna do PT no Amazonas a regime da Coreia do Norte

A publicação destaca o tom irônico ao equiparar a conjuntura do partido com o controle rígido de sistemas da ditadura norte-coreana.

Por Jonas Souza

23/07/2025 às 13:50 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:47

Notícias do Amazonas  – A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, fez uma analogia provocativa sobre o PT, comparando sua recente vitória interna — com a eleição de Sinésio Campos como presidente estadual do partido no Amazonas — a acontecimentos do regime norte-coreano.

PUBLICIDADE

Leia mais: Portaria da Polícia Civil do Amazonas restringe contato direto com a imprensa e gera críticas por ameaça à liberdade de informação

O texto aponta que, assim como na Coreia do Norte as escolhas partidárias são definidas “de cima para baixo”, sem espaço para disputa real, o PT no Amazonas teria reproduzido a mesma dinâmica autoritária ao eleger seu líder sem resistência. A publicação destaca o tom irônico ao equiparar a conjuntura interna do partido municipal com o controle rígido de sistemas como o da ditadura norte-coreana.

A comparação foi direcionada ao diretório estadual do PT no Amazonas que consagrou a continuidade do deputado estadual Sinésio Campos ao comando da legenda. O resultado foi contestado pelos fiscais de chapa do segundo colocado, e há suspeitas de irregularidades nas urnas. O segundo colocado, José Ricardo (PT-AM), conseguiu 1.358 votos. Sinésio ganhou com uma vantagem de mais de 5.800 votos.

Campos foi reeleito para a presidência do PT estadual com 100% dos votos em cinco cidades e mais de 99% em outras duas, levantando suspeita de fraudes, segundo o texto. As cidades são: Guajará, Juruá, Maraā, Piauí e Tapauá. A Folha de S. Paulo destaca que esses municípios são pequenos, em que menos de 200 eleitores votaram.

PUBLICIDADE

Dos sete candidatos que concorreram ao cargo de presidência do partido, nenhum deles recebeu votos e nem houve votos brancos ou nulos. Em Manicoré, foram 253 votos para ele, com 1 branco e 1 nulo, ou 99,2% do total.

Houve também maiorias expressivas para o presidente reeleito em Santa Isabel do Rio Negro (95%), Envira (93,6%) e Beruri (88,8%).

Embora o contexto seja um partido democrático, a coluna enfatiza que a falta de dissidência interna e a centralização da decisão assemelham-se — ainda que de forma crítica — ao perfil das escolhas inerentes a regimes fechados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Wilson Lima critica decisão da Receita Federal e diz que ataque à Zona Franca é inadmissível

Ex-governador do Amazonas e pré-candidato ao Senado afirmou que eventual mudança nos incentivos fiscais coloca em risco empregos no AM.

há 7 minutos

Política

Prefeito Augusto Ferraz destinou mais de R$ 14,2 milhões a empresa investigada pelo MPC-AM

Empresa recebeu contratos milionários da Prefeitura de Iranduba desde 2021, ganhou reajuste de 15% em 2026 e já foi alvo de investigação.

há 15 minutos

Amazonas

Hemoam recebe novo irradiador de sangue e amplia segurança transfusional no Amazonas

Equipamento de tecnologia por raios-X substitui sistema com material radioativo.

há 21 minutos

Política

Deputado Rozenha, que acumula cargos na CBF e FAF, é o líder em faltas na Aleam

Levantamento do primeiro semestre de 2026 aponta Ednailson Rozenha como o deputado estadual com maior número de ausências na Aleam.

há 50 minutos

Manaus

“Amarelinho” em alta velocidade capota na avenida Autaz Mirim e deixa passageiros feridos em Manaus

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º), nas proximidades da rotatória do bairro Armando Mendes.

há 1 hora