A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Governo Lula enfrenta silêncio dos EUA e corre contra o tempo para evitar tarifaço

Palácio do Planalto admite dificuldade em dialogar com equipe de Trump.

Por Hugo Guimarães

24/07/2025 às 06:31 - Atualizado em 05/08/2025 às 09:21

Foto: Reprodução

Notícias do Mundo  – A poucos dias da entrada em vigor do tarifaço anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre contra o tempo para tentar evitar a medida. Nos bastidores, assessores do Palácio do Planalto reconhecem que não estão conseguindo sequer estabelecer diálogo com integrantes do governo norte-americano e já trabalham com a possibilidade de fracasso nas negociações.

PUBLICIDADE

Anunciado pelo presidente, o tarifaço prevê uma alíquota de 50% sobre itens brasileiros importados pelos Estados Unidos, com início marcado para 1º de agosto. Desde então, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tem liderado reuniões emergenciais com empresários e autoridades, numa tentativa de articulação diplomática.

Contudo, de acordo com fontes ouvidas pela coluna Igor Gadelha, os contatos feitos até o momento têm sido infrutíferos. As mensagens enviadas não estão sendo respondidas, e membros do governo Lula avaliam que a barreira é política, reforçada pela personalização do embate por parte de Trump. “Trump escolheu um alvo desta vez”, teria dito um assessor.

Leia mais: Trump cogita sanções a Hugo Motta e Davi Alcolumbre por alinhamento ao STF e ao governo Lula

Diante da ausência de resposta, o governo brasileiro estuda enviar uma comitiva oficial aos Estados Unidos para tentar um contato direto com interlocutores da campanha ou da estrutura política ligada a Trump. A expectativa, no melhor cenário, é conseguir ao menos adiar a aplicação das tarifas, que podem prejudicar fortemente setores do agronegócio e da indústria nacional.

Inicialmente, a equipe de Lula apostava em um possível recuo de Trump, considerando o impacto internacional da medida. Agora, porém, cresce o pessimismo dentro do Planalto. Além das articulações diplomáticas, o governo tem investido em frentes de reação política e na mobilização de vozes públicas contra a medida — inclusive com manifestações de familiares de Lula nas redes sociais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Motociclistas recolhem balde de pregos e ferros após série de pneus furados em Manaus

Condutores relatam prejuízos após encontrarem objetos metálicos espalhados no cruzamento das avenidas Castelo Branco e Silves, na Zona Sul da capital

há 6 minutos

Brasil

PF aponta que banqueiro bancou viagens, hospedagens e despesas pessoais de Ciro Nogueira

De acordo com a PF, a proximidade entre os dois não se limitava a uma relação de amizade.

há 15 minutos

Brasil

Idosos são flagrados fazendo sexo em banheiro público e acabam na delegacia

Homens de 70 e 79 anos foram abordados pela Guarda Civil Municipal após denúncias de frequentadores em parque de Limeira.

há 18 minutos

Brasil

Moraes dá 24 horas para defesa de Bolsonaro explicar arma apreendida no DF

Ministro do STF quer esclarecimentos sobre manutenção de pistola encontrada com integrante da equipe de segurança do ex-presidente.

há 1 hora

Mundo

Terremoto de magnitude 6,3 deixa um morto e quatro feridos na China

Tremor atingiu a província de Qinghai e foi seguido por réplicas; Japão e Indonésia também registraram fortes abalos sísmicos.

há 1 hora