Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Senador Marcos do Val desafia ordem de Moraes e envia vídeo da Disney: “Sua decisão é ilegal”

Do Val afirma ter entrado legalmente nos Estados Unidos utilizando seu passaporte diplomático.

Por Jonas Souza

25/07/2025 às 15:42 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:27

Notícias do Brasil  – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) publicou nesta sexta-feira (25/7) um vídeo gravado diretamente dos parques da Disney, em Orlando (EUA), no qual desafia abertamente uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que teria determinado que o parlamentar não deixasse o país.

Leia mais: Governo Federal libera R$ 1,9 milhão para cinco cidades do Amazonas atingidas por desastres naturais

PUBLICIDADE

Mesmo sob investigação da Polícia Federal por ofensas a agentes da corporação e com ordens judiciais de bloqueio de bens e suspensão de passaporte, Do Val afirma ter entrado legalmente nos Estados Unidos utilizando seu passaporte diplomático, o qual, segundo ele, “não foi suspenso oficialmente” e “nem sequer foi entregue à PF”.

Sua ordem é ilegal”, disse Do Val, dirigindo-se a Moraes. “Não respondo a nenhum crime, não há denúncia nenhuma. Quem está violando todas as leis e toda a Constituição é o ministro Alexandre de Moraes”, afirmou o senador.

Passaporte diplomático e viagem comunicada

Segundo o parlamentar, sua entrada nos EUA foi feita com o passaporte diplomático ainda válido, com visto concedido até 2033. Do Val alega que comunicou sua viagem com 15 dias de antecedência, informando voos, hospedagem e até ingressos para os parques temáticos, tanto ao STF quanto ao Ministério da Justiça.

“O que o ministro fez, ao tentar suspender meu passaporte, foi uma decisão sem base legal. Ele teria que ter passado antes pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e, depois, pelo Congresso Nacional, já que sou senador com mandato em curso”, argumentou.

PUBLICIDADE

Ele ainda destacou que pretende seguir de Orlando para Washington, onde disse que se encontrará com o senador norte-americano Marco Rubio para denunciar o ministro brasileiro.

Críticas a Moraes e alegação de ilegalidade

Durante o vídeo, Do Val afirmou que está sendo perseguido injustamente e acusou Moraes de ser “o maior violador da Constituição brasileira”. Ele sustenta que não há processo formal ou denúncia criminal contra ele, e que qualquer decisão de apreensão de passaporte ou restrição de mobilidade exigiria votação no Congresso.

Você teria que ter seguido todos os trâmites legais. O Congresso teria que aprovar qualquer decisão de restrição ao meu mandato ou à minha liberdade. Não sou condenado, não sou denunciado, e comuniquei por excesso de zelo”, disse o senador.

Investigação e medidas anteriores

O senador é alvo de um inquérito que apura supostas ofensas contra a Polícia Federal. Em 2023, Moraes determinou o bloqueio de R$ 50 milhões das contas de Do Val e a apreensão de seus passaportes. Durante o cumprimento da ordem de busca e apreensão, o documento não foi encontrado na residência do senador, mas posteriormente localizado em seu gabinete no Congresso.

Apesar da polêmica, Do Val afirma que está apenas cumprindo um período de férias com sua filha: “Aqui sigo o meu pequeno tempo de uma semana dando atenção para minha filha, que ficou dois anos e meio sem a presença do pai”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Venezuelano é preso após agredir esposa e ameaçá-la com faca na zona Oeste de Manaus

Segundo a Polícia Militar, suspeito estava embriagado, quebrou objetos da residência e impediu a companheira de entrar em casa.

há 17 minutos

Polícia

Polícia Civil apreende cerca de uma tonelada de maconha durante operação contra o tráfico no Amazonas

Segundo a corporação, entorpecentes estavam escondidos em uma residência alvo da operação que investigava uma organização criminosa.

há 20 minutos

Polícia

Delegado Bruno Fraga afirma que polícia não vai recuar após morte de investigador do Denarc

Coletiva da Polícia Civil detalhou a operação que localizou Rafael Pereira Freitas, apontado como autor do disparo que matou o investigador Luciano Carvalho de Sena durante ação do Denarc.

há 26 minutos

Polícia

Saiba quem é o policial apontado como integrante do esquema de agiotagem desarticulado durante operação em Manaus

Ministério Público aponta policial militar como um dos integrantes do grupo criminoso alvo da Operação Usura, que investigou empréstimos com juros abusivos e extorsão contra servidores públicos.

há 28 minutos

Amazonas

Ameaça de seca severa coloca economia do Amazonas em alerta e pode elevar custos da Zona Franca

Projeções indicam risco elevado de estiagem, com impactos na logística, na indústria e no abastecimento da região.

há 36 minutos