A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Lula discute com AGU resposta a sanções dos EUA contra Moraes

Presidente se reúne com Jorge Messias no Planalto para tratar de ação judicial nos EUA contra medidas da Lei Magnitsky.

Por Hugo Guimarães

31/07/2025 às 13:27

Foto: STF

Notícias de Política – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta quinta-feira (31/7) com o advogado-geral da União, Jorge Messias, no Palácio do Planalto, para discutir a possível resposta do governo brasileiro às sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

A medida, adotada pelo governo do presidente norte-americano Donald Trump com base na chamada Lei Magnitsky, prevê, entre outras sanções, o congelamento de bens e contas bancárias de Moraes em território norte-americano. A ofensiva diplomática é considerada grave pelo governo brasileiro, que avalia recorrer à Justiça dos EUA para reverter a decisão.

Apesar de não constar na agenda oficial da Presidência, a reunião com Jorge Messias contou também com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e sucede outro encontro, ocorrido na noite anterior (30/7), em que Lula recebeu os ministros do STF Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, além do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Leia mais: Militantes da Globo News dão dicas a Moraes para burlar sanções de Trump

O Palácio do Planalto já havia divulgado uma nota oficial em defesa do ministro Alexandre de Moraes, criticando o que classificou como “interferência inaceitável do governo norte-americano na Justiça brasileira”. No texto, Lula também acusou políticos brasileiros de colaborarem com a imposição das sanções em benefício de interesses próprios.

Além do caso envolvendo Moraes, Lula tem tratado das novas tarifas anunciadas por Trump contra produtos brasileiros. A ordem executiva do republicano impõe um adicional de 40% sobre as exportações brasileiras, elevando a taxação total a 50% e ampliando as tensões diplomáticas entre os dois países.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Suspeitos roubam moto, são rastreados por GPS e acabam agredidos em Manaus

Proprietário utilizou sistema de rastreamento para localizar o veículo.

há 3 minutos

Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Hospitais, delegacias, policiamento e unidades de urgência seguem funcionando normalmente durante o feriado e ponto facultativo no estado.

há 9 minutos

Política

Deputado Delegado Péricles destinou verba do cotão para instituto de pesquisas eleitorais

Empresa OPP, alvo de auditoria autorizada pela Justiça Eleitoral, recebeu pagamentos mensais de R$ 10 mil por “consultoria”.

há 41 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Saúde, limpeza urbana e assistência social seguem em funcionamento, enquanto setores administrativos retornam apenas na próxima segunda-feira.

há 46 minutos

Brasil

STJ abre caminho para aposentadoria especial de motoristas de ônibus e caminhão

Reconhecimento dependerá de perícia técnica que comprove exposição permanente a condições prejudiciais à saúde durante o trabalho.

há 1 hora