Wilson Lima acompanha obras de pavimentação nos ramais da Cooperativa e Pau Rosa
As intervenções somam mais de 63 quilômetros de extensão e têm como objetivo melhorar a mobilidade.
- Divulgação
Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou nesta sexta-feira (1º/08) uma vistoria técnica nas obras de pavimentação dos ramais da Cooperativa e do Pau Rosa, localizados na zona rural de Manaus. As intervenções somam mais de 63 quilômetros de extensão e têm como objetivo melhorar a mobilidade, valorizar a produção rural e beneficiar diretamente cerca de mil famílias que vivem nessas comunidades.
Leia mais: Justiça Eleitoral mantém punição contra prefeito Ivon Rates por uso de deepfake nas eleições de 2024
PUBLICIDADE
“São aproximadamente mil famílias que estão tanto no ramal da Cooperativa quanto no do Pau Rosa. Essa é uma região muito rica por conta da atividade do setor primário, com produção de hortifruti, avicultura, entre outros. A nossa ideia aqui é transformar essa estrada em uma rodovia, porque ela já tem condições para isso”, destacou o governador. Segundo ele, o trabalho inclui o alargamento das pistas para até 7 metros, com acostamentos de 1 metro em cada lado, proporcionando mais segurança para o tráfego.
Investimentos e avanços nas obras
No Ramal da Cooperativa, situado no km 14 do Ramal do Pau Rosa, estão sendo investidos R$ 88,5 milhões na pavimentação de 33,43 quilômetros. A obra já atingiu 36% de execução e inclui serviços como terraplenagem, drenagem superficial e profunda, pavimentação com concreto asfáltico e sinalização viária.
Já no Ramal do Pau Rosa, no km 21 da BR-174, o investimento é de R$ 80 milhões para a pavimentação de 30,24 quilômetros. Com 26% de execução, os serviços em andamento envolvem limpeza lateral, terraplenagem, sub-base e base. Assim como no Ramal da Cooperativa, a estrutura contará com pistas mais largas e acostamentos para garantir trafegabilidade e segurança.
Durante a vistoria, Wilson Lima acompanhou frentes de trabalho em pontos estratégicos, como supressão vegetal, serviços de base e aterros. Aproximadamente 20 quilômetros dos dois ramais já estão prontos para receber a imprimação e a primeira camada de asfalto. A meta do governo é assegurar a trafegabilidade entre o porto da comunidade Nossa Senhora de Fátima e a BR-174 até o fim do ano, interligando o modal fluvial ao rodoviário.
PUBLICIDADE
Impacto nas comunidades
As obras têm impacto direto para cerca de 450 famílias no Ramal da Cooperativa, distribuídas em 22 sub-ramais, e outras 550 famílias no Ramal do Pau Rosa. A região é um polo da agricultura familiar, com destaque para a produção de hortaliças, frutas, aves, ovos, peixes e artesanato.
A pavimentação facilitará o escoamento da produção, reduzirá custos logísticos e garantirá o acesso a mercados, especialmente durante o período da estiagem, quando o deslocamento até a cidade é mais frequente.
Depoimentos
Moradores locais celebraram o avanço das obras. Rosária Floriano dos Santos, 61 anos, moradora há duas décadas no Ramal da Cooperativa, afirmou que sempre teve esperança de ver a estrada asfaltada. “Eu tinha uma esperança de que um dia Deus ia olhar por nós, porque todo mundo precisa dessa estrada, da melhoria aqui da nossa comunidade.”
O caseiro Antônio Carlos da Silva, 48 anos, também comemorou. “Estamos na expectativa de que seja asfaltado até a nossa comunidade Nossa Senhora de Fátima. Dependemos muito dessa estrada para buscar alimentos e para escoar os nossos produtos agrícolas.”
Autoridades presentes
A vistoria contou com a presença do deputado estadual Adjuto Afonso, do vereador Diego Afonso e do secretário de Infraestrutura do Amazonas, Carlos Henrique Lima.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






