Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Suframa visita fazenda referência na produção de pitaya e reforça apoio ao agro no Distrito Agropecuário

A fazenda é considerada referência regional na produção da fruta nos últimos dez anos.

Por Jonas Souza

01/08/2025 às 16:31 - Atualizado em 01/08/2025 às 16:44

Notícias do Amazonas  – Uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, visitou nesta sexta-feira (1º/08) a propriedade rural “Toca da Pitaya”, localizada no Ramal Água Branca 2, no km 36 da rodovia AM-010. A fazenda é considerada referência regional na produção da fruta nos últimos dez anos, abastecendo supermercados, frutarias, bares e comunidades do entorno de Manaus.

PUBLICIDADE

Leia mais: Wilson Lima acompanha obras de pavimentação nos ramais da Cooperativa e Pau Rosa

Com uma área total de 62 hectares — sendo 20 destinados exclusivamente ao cultivo da pitaya —, o empreendimento foi elogiado pela equipe técnica da Suframa por sua organização, sustentabilidade e impacto socioeconômico.

Integração com o Polo Industrial
A visita teve como foco o fortalecimento da agroindústria no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), com ênfase na diversificação econômica e na ampliação dos incentivos fiscais também para o setor rural. “É uma nova cultura implantada nos últimos dez anos que se adaptou, se solidificou e está em pleno crescimento, atendendo a demandas de comunidades e das próprias redes de supermercados”, afirmou Bosco Saraiva.

O superintendente destacou ainda que ações como esta buscam integrar o agronegócio ao Polo Industrial de Manaus, apoiar a produção local, promover a regularização fundiária e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável na região.

PUBLICIDADE

Equipe e anfitriões
A comitiva contou também com a presença dos superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo) e Carlito Sobrinho (Administração); do coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz; e do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel. O grupo foi recebido pelo proprietário Cleber Medeiros e seu irmão e sócio, Marcos Medeiros.

Produção sustentável e aproveitamento total
Segundo o gerente da fazenda, Sérgio Félix — popularmente conhecido como “Sérgio Pitaya” —, o ciclo produtivo da fruta vai do plantio à colheita em cerca de um ano. No mês de pico da safra, janeiro, a fazenda chega a produzir até 15 toneladas de pitaya. A equipe fixa conta com 12 colaboradores, mas esse número chega a triplicar entre dezembro e abril, quando ocorre a safra.

Além da produção in natura, as mudas resultantes da poda são aproveitadas para venda e alimentação do gado. Para evitar perdas devido à intensidade do sol amazônico, a equipe utiliza protetores naturais como cal virgem e óleo mineral diluído, técnica que reduz a queima nas plantas.

Distribuição e impacto social
A pitaya cultivada na fazenda é amplamente distribuída na capital e região metropolitana, com presença em supermercados, restaurantes, sorveterias e até bares, onde é usada em drinks. Também abastece comunidades rurais como Ramal do Rio Branquinho (250 famílias), Rio Preto da Eva (300 famílias) e Pau-Rosa (150 famílias).

Segundo Sérgio Muniz, a fruta também tem sido incorporada às políticas de alimentação escolar do estado e do município, ampliando sua importância social e nutricional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 3 horas

Amazonas

Roberto Cidade reúne lideranças jovens e destaca propostas para juventude durante pré-campanha em Manaus

Encontro reuniu participantes da capital e do interior do Amazonas para discutir propostas voltadas à juventude e à construção do plano de governo do pré-candidato à reeleição.

há 3 horas

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 4 horas

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 4 horas

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 4 horas