Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Jornalista americano revela que STF utilizou ilegalmente publicações nas redes sociais para manter presos bolsonaristas

Segundo Shellenberger, o material foi divulgado por meio de seu perfil oficial na plataforma X (antigo Twitter).

Por Jonas Souza

04/08/2025 às 15:13 - Atualizado em 04/08/2025 às 16:26

  • Novos documentos revelados por Michael Shellenberger apontam que uma força-tarefa secreta, criada pelo ministro Alexandre de Moraes, usou ilegalmente postagens em redes sociais como base para prender manifestantes pró-Bolsonaro após 8 de janeiro de 2023.
  • Relatórios confidenciais eram trocados por WhatsApp, advogados foram impedidos de acessar provas, e dados biométricos foram utilizados sem autorização judicial adequada.
  • As denúncias alimentam o debate sobre o impeachment de Alexandre de Moraes, com apoio de ao menos 34 senadores, enquanto o STF ainda não se pronunciou sobre as revelações.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Mundo – O jornalista norte-americano Michael Shellenberger revelou nesta segunda-feira (4) novos documentos classificados como parte dos chamados “Arquivos do 8 de Janeiro”, que apontam a existência de uma força-tarefa secreta e ilegal criada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com o objetivo de prender manifestantes pró-Bolsonaro com base em publicações nas redes sociais.

Leia mais: Confira o placar dos senadores sobre o impeachment de Alexandre de Moraes

PUBLICIDADE

Segundo Shellenberger, o material foi divulgado por meio de seu perfil oficial na plataforma X (antigo Twitter), e levanta sérias suspeitas de abuso de poder, violações de garantias constitucionais e motivação política por parte do ministro.

Principais revelações dos documentos:

  • Relatórios confidenciais eram trocados por WhatsApp entre os membros da força-tarefa;

  • Postagens nas redes sociais foram utilizadas como “provas” para fundamentar prisões preventivas;

    PUBLICIDADE
  • Advogados de defesa foram impedidos de acessar as provas utilizadas contra seus clientes;

  • Foram usados dados biométricos de maneira ilegal, sem autorização judicial adequada.

O conteúdo reforça denúncias já feitas por parlamentares da oposição e juristas sobre o uso do sistema judiciário para perseguir opositores do governo. A investigação indica que a estrutura teria sido articulada para manter a narrativa de tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 e atingir diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

As denúncias ocorrem em meio ao debate sobre o impeachment de Alexandre de Moraes, que já conta com o apoio formal de ao menos 34 senadores, segundo levantamento recente.

Até o momento, o STF não se pronunciou sobre as revelações de Shellenberger.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 14 minutos

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 16 minutos

Polícia

VÍDEO: Casal é procurado após furtar produtos de drogaria na zona Norte de Manaus

Dupla foi flagrada por câmeras de segurança escondendo mercadorias e deixando o estabelecimento sem efetuar o pagamento.

há 37 minutos

Violência Doméstica

VÍDEO: homem faz filho de 1 ano refém após atacar companheira em Coari

Suspeito se trancou no quarto com o bebê e obrigou a polícia a arrombar a porta para resgatar a criança.

há 51 minutos

Política

Condenação confirmada: TRE-AM mantém decisão que obriga Alberto Neto e Maria do Carmo a devolver R$ 768,7 mil ao Tesouro Nacional

Acórdão do TRE mantém a desaprovação das contas da chapa das eleições municipais de 2024 e determina devolução de recursos ao Tesouro Nacional.

há 59 minutos