A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Após 8 horas, incêndio em fábrica de Manaus continua intenso e fora de controle

Fogo que atinge fábrica da EFFA Motors desde o início da tarde ainda não foi controlado e ameaça vegetação próxima.

Por Beatriz Silveira

05/08/2025 às 19:43 - Atualizado em 05/08/2025 às 20:19

Notícias de Manaus – O incêndio que atinge a fábrica da EFFA Motors, localizada na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus, permanece ativo durante a noite desta terça-feira (5/8). A operação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) continua sem previsão de encerramento, diante da dificuldade de conter o fogo devido à presença de materiais altamente inflamáveis na estrutura da fábrica.

PUBLICIDADE

Segundo o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Helyanthus Frank da Silva Borges, 93 bombeiros e 24 viaturas seguem mobilizados no local. Apesar do incêndio estar confinado, ou seja, limitado à área da empresa, ele ainda não está sob controle total. A principal preocupação agora é evitar que as chamas avancem para uma área de mata nativa localizada ao lado do complexo industrial.

As imagens que circulam nas redes sociais mostram o cenário de destruição: galpões tomados pelo fogo, estruturas metálicas colapsadas e uma intensa coluna de fumaça preta visível de diversos pontos da capital.

Leia mais: Funcionários apontam solda que respingou em produto químico como possível causa de incêndio em fábrica de Manaus

A Defesa Civil acompanha a situação e alerta para os riscos à qualidade do ar e ao meio ambiente, caso o fogo atinja a vegetação. O forte cheiro de produtos químicos queimados foi sentido por moradores das redondezas ao longo da tarde e início da noite.

PUBLICIDADE

De acordo com o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Helyanthus Frank da Silva Borges, apesar de o fogo estar confinado, os trabalhos seguem intensos para evitar que as chamas se alastrem.

“Estamos com o incêndio confinado, mas não está controlado ainda. Temos 93 homens trabalhando e 24 viaturas no local. A operação exige o uso de grande quantidade de água e espuma, principalmente por causa das substâncias inflamáveis armazenadas na fábrica”, explicou o coronel.

Ainda não há informações oficiais sobre vítimas, e as causas do incêndio seguem em investigação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Política

Vereador Jander Lobato revida ataque de Coronel Rosses e sessão termina em confusão na CMM: “é um frustrado”

Parlamentar bolsonarista chamou vereadores da base da prefeitura de “súditos do crime”.

há 17 minutos

Polícia

Justiça manda transferir presos após motim e superlotação em delegacia do interior do Amazonas

Decisão atende pedido do MPAM e busca reduzir riscos à segurança de servidores e da população.

há 22 minutos

Esporte

CazéTV pode perder direitos da Copa do Mundo de 2030 após questionamentos da Fifa

Entidade avalia possível conflito de interesses envolvendo a estrutura societária da LiveMode, empresa ligada à operação da CazéTV

há 37 minutos

Educação

UEA alerta que empresas que ignorarem a Inteligência Artificial podem perder competitividade

Escola de Tecnologia destaca que uso estratégico da IA já é decisivo para produtividade, inovação e crescimento dos negócios

há 43 minutos

Concurso da CMM

Presidente da CMM esclarece situação dos aprovados em concurso público da Câmara

Presidente da Câmara afirmou que convocação ocorrerá em dezembro para aprovados sem pendências judiciais; tema foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes

há 1 hora