Eleições 2018

Eleições 2018


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Toffoli volta a decidir contra autorização para entrevista de Lula

A sucessão de decisões conflitantes sobre a questão começou na semana passada.

Por Hugo Guimarães

04/10/2018 às 09:41 - Atualizado em 04/10/2018 às 12:03

Na sexta decisão judicial sobre o mesmo tema em menos de uma semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, voltou a confirmar agora à noite a decisão do ministro Luiz Fux que impede entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o ministro Ricardo Lewandowski havia reafirmado sua decisão de liberar a entrevista do ex-presidente, mas encaminhou o processo a Toffoli para deliberação final.

PUBLICIDADE

Na sua terceira decisão na Reclamação 32111 em que o ex-presidente peticiona pelo direito de dar entrevista, Lewandowski entendeu que a realização da entrevista não oferece risco à segurança do sistema penitenciário. Segundo ele, a livre manifestação do pensamento deve ser garantida no caso.

“Julgo procedente a reclamação para cassar a decisão reclamada, restabelecendo-se a autoridade do STF para que seja garantido ao reclamante o direito à livre manifestação de pensamento, a fim de que possa conceder entrevista, caso seja de seu interesse, sob pena de configuração de crime de desobediência, com o imediato acionamento do Ministério Público para as providências cabíveis, servindo a presente decisão como mandado”, decidiu Lewandowski.

Dias Toffoli respondeu ao despacho de Lewandowski e manteve a decisão liminar proferida, nos autos da Suspensão de Liminar (SL) 1.178/PR, proferida pelo vice-presidente da Corte, ministro Luiz Fux. De acordo com Toffoli, Fux estava no exercício da Presidência quando recebeu o pedido de SL. Ainda segundo o presidente do STF, a decisão de Fux “deverá ser cumprida, em toda a sua extensão, nos termos regimentais, até posterior deliberação do Plenário”. No entanto,Toffoli não deu prazo para isso ocorrer.

A sucessão de decisões conflitantes sobre a questão começou na semana passada, quando Lewandowski autorizou os jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, e Florestan Fernandes a realizarem a entrevista.

Em seguida, o ministro Luiz Fux atendeu a um pedido liminar feito pelo partido Novo e derrubou a autorização para que o ex-presidente possa dar entrevistas. Em reação, Lewandowski reiterou sua decisão pela autorização da entrevista, mas o presidente do STF, Dias Toffoli, manteve a decisão de Fux.

Desde 7 de abril, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão, em Curitiba, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

PM realiza operação no Complexo da Maré e apreende gráfica de dinheiro falso, fuzis e drogas

Quatro suspeitos foram presos e uma gráfica clandestina de cédulas falsas foi desmantelada.

há 28 minutos

Fim da greve

Alivio para população: Greve dos rodoviários é suspensa em Manaus após prefeito Renato Junior garantir repasse de R$ 32 milhões, diz Givancir

Presidente do Sindicato dos Rodoviários afirma que compromisso assumido pelo prefeito Renato Junior garantiu o pagamento dos salários.

há 59 minutos

Eleições 2026

Wilson Lima anuncia Luís Mário Bonates e Babá Tupinambá como suplentes na disputa pelo Senado

Ex-governador definiu os dois nomes que vão compor sua chapa ao Senado nas eleições de 2026, reunindo um aliado da capital e uma liderança política do interior do AM.

há 1 hora

Brasil

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para visita dos filhos no Dia dos Pais

Advogados solicitam ao ministro Alexandre de Moraes uma liberação excepcional para que Carlos, Flávio e Jair Renan Bolsonaro possam visitar o ex-presidente no próximo domingo (9).

há 1 hora

Brasil

Inmet alerta para formação de ciclone bomba com risco de temporais e ventos de até 110 km/h

Fenômeno deve se intensificar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e pode provocar chuva intensa, granizo e rajadas de vento em estados do Sul e Sudeste do país.

há 1 hora