A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Prefeito David Almeida diz que incêndio na fábrica da Effa Motors está sendo tratado como desastre ambiental em Manaus

Houve queima de material contaminante nas dependências da empresa.

Por Natan AMPOST

06/08/2025 às 15:57

Notícias de Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, se manifestou oficialmente nesta quarta-feira (6) sobre o incêndio de grandes proporções que atinge as instalações da fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, zona leste da capital amazonense. Além do risco à vida e ao patrimônio, o gestor confirmou que o episódio está sendo tratado como um desastre ambiental, devido à queima de material contaminante nas dependências da empresa.

Em nota divulgada nas redes sociais, David Almeida destacou que a Prefeitura de Manaus mobilizou toda sua estrutura para atuar de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, que já combate as chamas há mais de 24 horas ininterruptas.

PUBLICIDADE

“Nossos caminhões-pipa da Semmasclima estão no local desde o início, ajudando diretamente no abastecimento das viaturas. Também articulamos com a empresa Águas de Manaus o reabastecimento emergencial na Estação de Tratamento da Ponta das Lajes, que é o ponto mais próximo da área atingida”, informou.

Além do suporte logístico, a prefeitura também vem prestando assistência aos profissionais de emergência no local. Equipes do Samu estão presentes desde o começo da operação e já realizaram o resgate de três pessoas. A distribuição de água potável e o acompanhamento médico e ambiental também fazem parte das ações imediatas.

Leia mais: Corpo de Bombeiros diz que população não precisa doar suprimentos para profissionais que estão trabalhando no incêndio de fábrica em Manaus

As secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estão monitorando os possíveis efeitos do sinistro sobre a saúde da população e o meio ambiente nos bairros vizinhos.

“Recebemos agora há pouco a confirmação de que houve queima de material contaminante. Por isso, o caso também está sendo tratado como um desastre ambiental, com todas as medidas necessárias sendo tomadas”, enfatizou David Almeida.

O prefeito ainda expressou solidariedade aos trabalhadores da Effa Motors e às famílias afetadas, destacando a atuação heroica dos bombeiros. “Quero fazer um reconhecimento público aos nossos heróis do Corpo de Bombeiros, que seguem firmes, há mais de 24 horas, enfrentando as chamas para proteger a vida e o patrimônio da nossa cidade”, disse.

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Manaus segue em estado de alerta e garante que todas as ações de suporte emergencial e mitigação de danos continuarão sendo executadas até que o incêndio esteja completamente controlado.

Leia nota completa:
Já são mais de 24 horas de combate a um incêndio de grandes proporções na fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial II. Desde ontem, determinei que toda a estrutura da Prefeitura de Manaus atuasse de forma integrada no apoio às equipes do Corpo de Bombeiros.

Nossos caminhões-pipa da Semmasclima estão no local desde o início, ajudando diretamente no abastecimento das viaturas. Também articulamos com a empresa Águas de Manaus o reabastecimento emergencial na Estação de Tratamento da Ponta das Lajes, que é o ponto mais próximo da área atingida.

Além disso, estamos fornecendo água mineral para os profissionais, com apoio permanente do Samu, que já realizou o resgate de três pessoas. Nossas secretarias de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semmas) estão monitorando os impactos à saúde da população e aos danos ambientais nos bairros vizinhos.

Recebemos agora há pouco a confirmação de que houve queima de material contaminante. Por isso, o caso também está sendo tratado como um desastre ambiental, com todas as medidas necessárias sendo tomadas.

Quero aqui expressar minha solidariedade aos trabalhadores da empresa e às famílias afetadas por esse episódio tão triste. E, acima de tudo, fazer um reconhecimento público aos nossos heróis do Corpo de Bombeiros, que seguem firmes, há mais de 24 horas, enfrentando as chamas para proteger a vida e o patrimônio da nossa cidade.

Seguimos vigilantes e mobilizados até que tudo esteja sob controle. Contem comigo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Parintins

Toada do Garantido conquista as redes e vira trilha da torcida brasileira na Copa

Música tradicional do Boi Garantido passou a embalar vídeos de apoio à Seleção Brasileira e viralizou antes do confronto contra a Noruega.

há 3 minutos

Amazonas

Após agenda de Omar Aziz e Braga, caminhoneiro ironiza obras na BR-319: “O único lugar que o asfalto pisou foi no Instagram deles”

Vídeo gravado por um motorista após agenda dos senadores na rodovia questiona a continuidade dos serviços de pavimentação.

há 29 minutos

Amazonas

Justiça mantém demissão por justa causa de trabalhador acusado de homofobia e ameaças em Manaus

Ex-funcionário teve recurso negado após ofender colegas LGBTQIA+, fazer ameaças de morte e praticar intolerância religiosa no ambiente de trabalho.

há 40 minutos

Amazonas

Hilux bate de frente com caminhão na AM-010 e deixa feridos

Acidente aconteceu na altura do quilômetro 3 da rodovia. Apesar do forte impacto, não houve registro de vítimas graves.

há 1 hora

Parintins

Caprichoso celebra 27º título com Festa da Vitória no Sambódromo de Manaus neste sábado (4)

Evento reúne itens campeões, artistas e torcedores neste sábado (4) e também arrecadará alimentos para famílias afetadas pelo terremoto na Venezuela.

há 2 horas