Trump autoriza ação militar sigilosa contra cartéis na América Latina
Presidente dos EUA assina diretiva para que forças armadas atuem contra organizações criminosas no México e Venezuela.

Foto: divulgação / Youtube
Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou em caráter secreto uma diretiva que autoriza o emprego de força militar contra cartéis de droga na América Latina, conforme revelou o jornal The New York Times nesta sexta-feira (8).
PUBLICIDADE
A medida, que não foi tornada pública, instrui o Pentágono a executar operações contra grupos criminosos como o Tren de Aragua e a MS-13, que atuam principalmente no México e na Venezuela. A iniciativa visa enfraquecer o poder dessas organizações, mas esbarra em entraves legais, uma vez que intervenções militares fora do território americano demandam aprovação do Congresso.
Leia mais: Gilmar Mendes faz piada sobre revogação de visto de ministros do STF pelo governo Trump
De acordo com a reportagem, Trump anexou justificativas jurídicas para respaldar a ação, mesmo ciente dos riscos que as operações apresentam para a segurança de civis e militares envolvidos. A autorização confidencial sinaliza um endurecimento da política dos EUA na luta contra o tráfico internacional de drogas e o crime organizado na região.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





