A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ipaam e Crea-AM firmam parceria para reforçar fiscalização ambiental no Amazonas

Parceria de cinco anos prevê ações conjuntas de fiscalização, capacitação e troca de informações para garantir conformidade técnica e ambiental.

Por Beatriz Silveira

08/08/2025 às 21:30

Notícias do Amazonas – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) firmaram, na última quinta-feira (7/8), um Termo de Cooperação Técnica com foco na fiscalização conjunta e na troca de informações relacionadas a atividades técnicas que envolvem questões ambientais. A assinatura ocorreu na sede do Ipaam, em Manaus, e contou com a presença do diretor-presidente da autarquia, Gustavo Picanço, e da presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda.

PUBLICIDADE

Com validade de cinco anos, o acordo prevê a realização de ações integradas de fiscalização, programas de capacitação e compartilhamento de dados sobre empreendimentos e profissionais que atuam em áreas como engenharia, agronomia e demais profissões regulamentadas. O objetivo é garantir maior conformidade com normas técnicas e ambientais, fortalecendo tanto a gestão ambiental quanto o exercício profissional no estado.

Leia também: Mãe e madrasta vão a júri acusadas de torturar e matar menino de 4 anos em Manaus

Para Gustavo Picanço, a parceria amplia o alcance da atuação do Ipaam. “Este termo representa um avanço significativo para assegurar que os empreendimentos licenciados cumpram todas as exigências legais e ambientais. Com o Crea-AM, conseguimos reforçar a fiscalização e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade amazonense”, afirmou.

A presidente do Crea-AM, Alzira Miranda, ressaltou que a união das instituições traz benefícios diretos para profissionais e para a população. Segundo ela, a iniciativa promove segurança, responsabilidade e legalidade nas obras e serviços que possam gerar impactos ambientais.

O termo também estabelece a criação de grupos de trabalho, mecanismos de acompanhamento e coordenação técnica, além de prever que todas as ações serão conduzidas conforme a legislação vigente. O extrato do acordo será publicado no Diário Oficial do Estado, com início das atividades programado para até 60 dias após a divulgação oficial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Manicoré recebe Castramóvel com 300 vagas gratuitas para cães e gatos

Atendimentos acontecem nos dias 10 e 11 de junho e incluem cirurgias gratuitas e vacinação para cães e gatos.

há 9 minutos

Brasil

Turista pula nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Imagens gravadas por pessoas que estavam na atração mostram o momento em que o homem ultrapassa os limites da passarela de observação.

há 10 minutos

Política

CMM aprova em 1ª discussão projeto da LDO 2027 e abre prazo para emendas

Texto ainda passará por audiência pública, apresentação de emendas e segunda votação.

há 12 minutos

Brasil

PF avalia como insuficiente nova proposta de delação de Daniel Vorcaro

Investigadores avaliam que empresário ainda não apresentou informações relevantes para avançar nas apurações.

há 35 minutos

Brasil

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após registro de casos graves

Decisão tem caráter preventivo após o registro de 42 eventos adversos graves; vacina da dengue oferecida pelo SUS segue sendo aplicada normalmente.

há 48 minutos