Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Preço do café moído registra primeira queda após 18 meses de alta

Apesar da queda em julho, valor do produto acumula aumento de mais de 70% nos últimos 12 meses, revela IBGE.

Por Hugo Guimarães

12/08/2025 às 12:32

o consumo excessivo de cafeína

Foto: Internet

Notícias de Economia – O preço do café moído apresentou queda de 1,01% em julho, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a primeira redução registrada no valor do produto desde dezembro de 2023, interrompendo uma sequência de 18 aumentos consecutivos.

PUBLICIDADE

Mesmo com o recuo no último mês, o preço do café acumula alta expressiva de 41,46% no ano e de 70,51% nos últimos 12 meses até julho. O pico de valorização foi atingido em fevereiro de 2025, quando o produto teve alta mensal de 10,77%, período marcado por problemas na safra do grão.

Leia mais: EUA podem isentar café e cacau de tarifaço, mas exigem abertura de mercado para soja

A desaceleração dos preços começou a partir de março, acompanhando a colheita mais intensa entre junho e julho, o que contribuiu para a queda registrada no último mês. Desde dezembro de 2023, o café moído vinha sofrendo aumentos mensais que chegaram a superar 8% no início deste ano.

No cenário geral da inflação, o IPCA de julho subiu 0,26%, influenciado principalmente pela alta de 3,04% na energia elétrica residencial, que permanece com a bandeira tarifária vermelha no patamar 1. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação oficial do país está em 5,23%, acima do teto da meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5%.

A redução no preço do café traz um alívio pontual para os consumidores, mas o impacto da forte alta acumulada ainda pesa no bolso dos brasileiros que não abrem mão do tradicional “cafezinho” diário.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Eleições 2026

TSE muda regras para doações eleitorais em 2026; veja o que passa a valer nas campanhas

Novas normas simplificam doações via Pix, ampliam a transparência das contas e reforçam regras de fiscalização para candidatos.

há 39 minutos

Eleições 2026

Convenção oficializa candidaturas de Roberto Cidade ao Governo e Wilson Lima ao Senado nesta terça-feira

Federação União Progressista e Podemos realizam convenção conjunta em Manaus para homologar candidaturas majoritárias.

há 1 hora

Polícia

Mãe de jovem morto em abordagem policial protesta e pede revogação da liberdade de PM em Manaus

Familiares realizaram manifestação nesta segunda-feira (3) e cobram Justiça pela morte de Carlos André Almeida Cardoso, de 19 anos.

há 1 hora

Amazonas

TCE-AM julga 164 processos em sessão do Tribunal Pleno nesta terça-feira

Sessão será presidida pela conselheira Yara Amazônia Lins e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais.

há 2 horas

Política

Convenção petista que lançou chapa Omar e Alessandra teve pouco espaço para mulheres falarem: “Uma candidata teve que roubar o microfone”

Petista disse que as mulheres tiveram pouco espaço na convenção e algumas brigaram pelo microfone.

há 2 horas