Saúde

Saúde


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nem salada, nem jejum: alimentos gordurosos que podem acelerar o emagrecimento

Gorduras boas ajudam na saciedade e no funcionamento do metabolismo

Por michael

13/08/2025 às 15:08

alimentos gordurosos que ajudam

Gorduras boas ajudam na saciedade e no funcionamento do metabolismo – Foto: freepik

Saúde – Ao contrário do que muitos imaginam, incluir alimentos ricos em gorduras na dieta pode, sim, contribuir para o emagrecimento, desde que sejam as chamadas gorduras boas. Essas gorduras, conhecidas como insaturadas, exercem funções essenciais no organismo, promovendo energia, saciedade e equilíbrio hormonal.

De acordo com o nutricionista Guilherme Lopes, do grupo Mantevida, a ideia de que toda gordura engorda e prejudica a saúde é um mito. “O consumo moderado e consciente de gorduras boas pode ser um grande aliado na perda de peso sustentável”, afirma.

PUBLICIDADE

O que são as gorduras boas e onde encontrá-las

As gorduras boas são divididas em dois grandes grupos: monoinsaturadas e poli-insaturadas. Elas ajudam a reduzir inflamações, manter o bom funcionamento do metabolismo e fornecer energia de forma equilibrada. Entre os principais alimentos que as contêm estão:

  • Abacate

  • Nozes, amêndoas e castanhas

  • Sementes como chia e linhaça

  • Azeite de oliva extravirgem

    PUBLICIDADE
  • Óleo de coco

  • Peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum

Consumidos nas porções adequadas, esses alimentos não apenas auxiliam na perda de peso, mas também protegem a saúde cardiovascular e melhoram a função cerebral.

Como inserir na dieta sem exageros

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão total de gordura não ultrapasse 30% das calorias diárias. Para aproveitar os benefícios das gorduras boas sem excessos, é importante planejar as refeições e ajustar o tamanho das porções.

“Distribuir as fontes de gordura ao longo do dia e combiná-las com proteínas magras, fibras e vegetais é a chave para um emagrecimento saudável”, orienta Lopes. Ele alerta que frituras e alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois carregam gorduras prejudiciais e calorias extras.

Veja também: 6 fatos científicos sobre os benefícios da alimentação vegana

Por: Mayara Leite – estudante de jornalismo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Motorista denuncia ‘máfia das balsas’ que cobra R$ 120 para descarregar caminhão em rua próxima ao Porto de Manaus

Condutor gravou vídeo mostrando recibo da cobrança e questionou a taxa aplicada mesmo com o veículo estacionado em via pública.

há 30 minutos

Brasil

Lutador brasileiro Allan Nascimento morre aos 34 anos após sofrer aparente ataque cardíaco

Conhecido como “Puro Osso”, atleta do UFC foi encontrado sem vida na manhã desta segunda-feira (3).

há 31 minutos

Amazonas

Incêndio destrói casa na zona rural de Maués e deixa morador ferido

Homem sofreu queimaduras e fraturou os dois pés ao pular da residência para escapar das chamas.

há 35 minutos

Política

Plínio Valério torrou R$ 3,1 milhões do Cotão durante o mandato; mais da metade foi destinada a serviços de apoio

As despesas variaram ao longo do mandato e atingiram o maior patamar em 2025.

há 1 hora

Brasil

El Niño deve ganhar força e aumentar risco de seca na Amazônia e enchentes no Sul, alerta Inmet

Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia aponta 100% de probabilidade de permanência do fenômeno até 2027 e prevê impactos significativos em diferentes regiões do país.

há 2 horas