A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e defende sanções dos EUA contra autoridades brasileiras

Deputado afirma que “liberdade vale mais do que a economia” e se compromete a ir “às últimas consequências”.

Por Hugo Guimarães

14/08/2025 às 12:22

Foto: Agência Câmara

Notícias do Brasil – O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira (13/8) que está disposto a “ir às últimas consequências” para retirar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes do poder. As declarações foram feitas em Washington D.C., onde o parlamentar articula novas sanções contra autoridades brasileiras junto ao governo dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

“Estou disposto a ir às últimas consequências para retirar esse psicopata do poder. Se depender de mim, a gente vai continuar aqui, dobrando a aposta até que a pressão seja insustentável e as pessoas que sustentam Moraes larguem a mão dele para que ele vá sozinho para o abismo”, disse Eduardo.

O parlamentar se licenciou do cargo na Câmara e mudou-se para os Estados Unidos em fevereiro, alegando que iria se dedicar integralmente à busca por sanções contra supostos violadores de direitos humanos no Brasil. Durante a estadia, Eduardo se reuniu com representantes do Departamento de Estado, do Departamento do Tesouro e assessores da Casa Branca.

As articulações têm como principal alvo Moraes, que em julho foi sancionado pelo governo americano com base na Lei Magnitsky, recebendo bloqueio de bens e contas nos EUA, além da proibição de entrada no país. Eduardo também mencionou que, no futuro, autoridades como o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, podem ser incluídos em novas sanções, caso não haja ações no Brasil para punir violações de direitos humanos.

Leia mais: Bolsonaro diz que não promoveu ação golpista ou atos de 8 de janeiro

PUBLICIDADE

O deputado ressaltou que, apesar das consequências econômicas das sanções impostas pelos EUA ao Brasil — que elevaram para 50% a alíquota de importação de alguns produtos brasileiros —, a liberdade é prioridade. “Vale a pena lutar. A nossa liberdade vale mais do que a economia”, declarou.

Eduardo é alvo de inquérito no STF por suposta obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que o deputado vinha promovendo ações junto ao governo norte-americano para sancionar ministros do STF e outras autoridades brasileiras.

As tensões entre Brasil e EUA aumentaram nas últimas semanas, com sanções que atingiram servidores ligados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, envolvidos no programa Mais Médicos. Eduardo classificou as medidas como um recado às autoridades brasileiras que cometeram “violações de direitos humanos”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Professora nota comportamento atípico de aluna e ajuda a desvendar estupro em Parintins

Investigação iniciada em 2022 resultou na prisão de um homem de 41 anos; crime de estupro de vulnerável ocorreu durante o Natal de 2021

há 2 minutos

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 8 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 8 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 9 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 9 horas