Eleições 2018

Eleições 2018


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Com Guilherme Boulos, PSOL tem o pior resultado do partido em eleições presidenciais

Com 100% das urnas apuradas, candidato tinha 0,58% dos votos válidos, menor índice desde a tentativa de Plínio de Arruda Sampaio, em 2010.

Por Hugo Guimarães

08/10/2018 às 11:54 - Atualizado em 08/10/2018 às 11:55

O PSOL teve, em 2018, o pior desempenho de sua história na disputa pela Presidência da República. Com quase 100% das urnas apuradas, o candidato do partido, Guilherme Boulos, contabilizava 617 mil votos, ou 0,58% do total de válidos.

PUBLICIDADE

Até então, a marca pertencia a Plínio de Arruda Sampaio, que em 2010 conseguiu 0,86% dos votos válidos para a sigla.

O partido obteve seu melhor resultado na disputa pelo Planalto em 2006, um ano depois de ser criado por dissidências do PT, com Heloísa Helena. A então senadora por Alagoas conquistou 6,85% dos votos válidos, ou 6,6 milhões de votos, e ficou em 3º lugar no 1º turno.

Na última eleição presidencial, em 2014, o partido lançou Luciana Genro, e obteve 1,55% dos votos válidos, o que a colocou em 4º lugar.

Boulos ficou em 10º em 2018, sua primeira eleição. Aos 36 anos, ele foi o candidato mais jovem a tentar chegar ao Planalto.

PUBLICIDADE

Militante estudantil desde os 15 anos, Boulos, participou da União da Juventude Comunista e, atualmente, coordena o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Durante a campanha, ele defendeu bandeiras como redução de juros, fim do déficit habitacional e criação de uma “lista suja” para empresas que desrespeitam igualdade de gênero. Ele também se posicionou a favor da reforma agrária e contra a reforma trabalhista e a Lei de Teto de Gastos.

Boulos também afirmou que concederia indulto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso fosse eleito.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Motorista de transporte escolar é preso suspeito de abusar de criança de 7 anos em Manaus

Segundo a Polícia Civil, os abusos aconteciam durante o trajeto da vítima para a escola.

há 28 minutos

Manaus

Sem água, sem luz e sem ônibus: manauaras enfrentam dias de transtornos

A combinação dos fatores preocupa moradores, comerciantes e trabalhadores, principalmente em meio ao verão amazônico.

há 1 hora

Eleições 2026

TRE-AM manda Hissa Abraão retirar propaganda negativa impulsionada contra Wilson Lima e Roberto Cidade

Decisão liminar da Justiça Eleitoral determina a suspensão do impulsionamento pago de conteúdo contra os pré-candidatos.

há 1 hora

Política

Patrimônio de Plínio Valério cresce 140% durante mandato de senador e ultrapassa R$ 3,5 milhões

Senador declarou ao TSE crescimento de mais de R$ 2 milhões em bens entre as eleições de 2018 e 2026.

há 2 horas

Manaus

Prefeitura de Manaus lança campanha de prevenção e combate às queimadas nesta quinta-feira

Ação reúne dez secretarias municipais para intensificar a fiscalização e reduzir os impactos ambientais e à saúde durante o período de estiagem.

há 2 horas