A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Mutirão da Cidadania oferece emissão da nova Carteira de Identidade Nacional no Amazonas

O agendamento acontece dia 20 de agosto nos Centros de Convivências Magdalena Arce Daou, Teonizia Lobo e CETI João dos Santos Braga.

Por Hugo Guimarães

19/08/2025 às 13:12

SSP-AM abre agendamento eletrônico para emissão da Carteira de Identidade Nacional

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – Ter acesso à carteira de identidade é um direito à cidadania, permitindo que a pessoa seja reconhecida e tenha seus direitos garantidos. Para atender à demanda, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), realiza o Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN). O agendamento acontece nesta quarta-feira (20/08), das 7h às 13h, nas zonas norte, leste e oeste.

PUBLICIDADE

Para participar do Mutirão da Cidadania, o primeiro passo é o agendamento, que será realizado presencialmente, com a disponibilização de mais de 3 mil senhas individuais e intransferíveis no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa; no Centro de Convivência Teonízia Lobo, no Amazonino Mendes e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no Nova Cidade.

De acordo com a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o agendamento dará acesso ao atendimento entre os dias 25 de agosto a 5 de setembro, de segunda a sexta, nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) mais próximo do endereço do solicitante.

“Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para assegurar e garantir os direitos dos cidadãos em relação à emissão da Carteira de Identidade Nacional. Nós estimamos atender cerca de 10 mil pessoas durante essas duas semanas de mutirão”, afirmou a secretária.

Entrega de CIN

Os atendimentos serão realizados pelos servidores da SSP-AM, por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). De acordo com o diretor do IIACM, Mahatma Porto, além da solicitação do documento, o Governo do Estado fará a entrega de documentos de quem solicitou a CIN.

PUBLICIDADE

Atualmente, cerca de 21 mil carteiras ainda não foram entregues. Para fazer a retirada, o solicitante deve apresentar o protocolo de atendimento ou qualquer outro documento de identificação no mesmo PAC onde fez a solicitação.

Documentos obrigatórios

A SSP-AM reforça que os documentos obrigatórios para realizar o agendamento para a emissão da CIN são: Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de inscrição ou espelho da Receita Federal, que pode ser obtido no site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento para casados no civil; se divorciado, apresentar certidão de casamento atualizada com averbação de divórcio; e comprovante de residência original.

Validade

As carteiras de identidades antigas têm validade até 2032, portanto não é necessária a troca imediata para o novo modelo. A recomendação é que no Mutirão da Cidadania apenas as pessoas com urgência na emissão do documento procurem o atendimento.

Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc

Leia mais: MP define estratégias contra queimadas e desmatamento em Maués

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Mundo

María Corina Machado diz que governo fechou espaço aéreo para impedir seu retorno à Venezuela

Líder da oposição afirma que pretendia voltar ao país para apoiar vítimas dos terremotos, mas acusa governo de bloquear sua entrada.

há 10 minutos

Mundo

Unicef estima que 680 mil crianças precisam de ajuda humanitária após terremotos na Venezuela

Organização das Nações Unidas amplia operações de emergência para atender crianças e famílias afetadas pela tragédia que devastou parte do país.

há 11 minutos

Esporte

Imprensa internacional destaca virada histórica do Brasil sobre o Japão na Copa

Seleção Brasileira venceu por 2 a 1 nos acréscimos, garantiu classificação e teve atuação destacada por veículos da Europa e dos Estados Unidos.

há 20 minutos

Amazonas

Wilson Lima parabeniza Caprichoso pelo título do Festival de Parintins 2026: “Viva o Boi Caprichoso”

Ex-governador do Amazonas homenageou o Caprichoso após a conquista do título do 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 30 minutos

Brasil

Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 23 milhões

Bilhetes premiados foram registrados em oito municípios pernambucanos.

há 38 minutos