A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Prefeitura de Manaus e Aleam promovem aulas de natação para estudantes da rede municipal

Projeto “Natação para Todos” estimula inclusão e desenvolvimento infantil

Por michael

22/08/2025 às 15:21

Prefeitura de Manaus aulas de natação

Prefeitura de Manaus e Aleam promovem aulas de natação para estudantes da rede municipal – Foto: freepik

Notícias do Amazonas – A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou nesta sexta-feira (22/8) mais uma aula do projeto Natação para Todos para alunos do 3º ano da escola municipal Lucila Freitas. O programa, iniciado em março deste ano, oferece atividades práticas de natação no complexo de esportes da Aleam, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

PUBLICIDADE

Benefícios físicos, cognitivos e sociais

Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto visa promover inclusão social e ampliar o acesso das crianças ao aprendizado da natação, estimulando o desenvolvimento físico, social e cognitivo. As aulas ocorrem duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, das 8h às 9h30, com turmas de até 15 alunos, de 8 a 9 anos, regularmente matriculados na escola.

O subsecretário de Gestão Educacional, professor Arone Bentes, destacou a importância da iniciativa:

“Apoiar esse tipo de projeto é promover educação de qualidade, incentivando o desenvolvimento completo da criança, não apenas cognitivo, mas físico, motor e emocional. É uma atividade maravilhosa e devemos incentivar e apoiar.”

Envolvimento da comunidade escolar

O programa também envolve os pais, que são convidados a acompanhar as aulas, fortalecendo a integração entre família e escola. A idealizadora do projeto, professora Jeanne Silva, contou que a ideia surgiu da vontade de oferecer uma atividade extracurricular que não seria possível dentro da sala de aula, aproveitando a piscina da Aleam:

“Essa experiência é extremamente positiva para nossos alunos. Muitos não sabiam nadar e agora desenvolvem coordenação motora, socialização, trabalho em equipe e aprendizado.”

Experiência dos alunos e familiares

Para a mãe de Carlos Emanuel, de 8 anos, Andreia Santos, a participação do filho no projeto é essencial para disciplina e aprendizado:

PUBLICIDADE

“A atividade contribui não só para o aprendizado, mas também ajuda as crianças a se comportarem e desenvolverem disciplina. O esporte exige foco e organização.”

Segundo a Prefeitura de Manaus, a estudante Isabelly Lima, também de 8 anos, destacou seu desenvolvimento e o sonho de se tornar profissional:

“Estou gostando muito desta aula, quero aprender a nadar e me tornar cada vez melhor. Desde o início, tenho me esforçado bastante e sei que, em breve, estarei mais próxima de me tornar profissional.”

Veja também: Descaso da Amazonas Energia com ribeirinhos leva MP a abrir investigações

Por: Mayara Leite – Redatora Seo On

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Brasil vence o Japão e avança às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026

Seleção Brasileira derrotou os japoneses por 2 a 1 e agora aguarda o vencedor de Noruega x Costa do Marfim na próxima fase do Mundial.

há 39 segundos

Brasil

Kim Kataguiri aciona PGR contra Romário por propaganda de bets sem identificação

Deputado pede investigação sobre divulgação da Superbet feita pelo senador.

há 18 minutos

Manaus

Gol de Casemiro leva torcida amazonense à loucura no Largo São Sebastião durante Brasil x Japão

Torcedores que acompanhavam a Copa do Mundo no Centro de Manaus explodiram em festa após o empate da Seleção Brasileira nas oitavas de final.

há 33 minutos

Esporte

Casemiro marca gol e faz Brasil empatar com o Japão nas oitavas da Copa do Mundo de 2026

Volante balançou as redes na etapa final e recolocou a Seleção Brasileira na briga por uma vaga nas quartas de final do Mundial.

há 45 minutos

Brasil

Paulo Figueiredo volta a criticar Michelle Bolsonaro e afirma que “mulher vota mal”

Aliado de Eduardo e Flávio Bolsonaro voltou a atacar a ex-primeira-dama, criticou o PL Mulher.

há 54 minutos