A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Polícia realiza ações de combate e prevenção à violência doméstica no interior do AM

Durante as ações, foi feito o acolhimento de uma gestante que foi ameaçada e injuriada pelo ex-companheiro.

Por Hugo Guimarães

26/08/2025 às 11:27

FOTOS : Beatriz Sampaio/PC-AM

Notícias do Amazonas – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCMs) centro-sul, norte/leste e oeste/sul, realizou, na segunda-feira (25/08), no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), ações preventivas e educativas, como palestras, panfletagens e visitas institucionais às comunidades.

PUBLICIDADE

Durante as ações, as equipes policiais atenderam uma gestante, vítima de violência doméstica, e realizaram o acolhimento dela na delegacia do município.

A ação faz parte da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes e violências domésticas contra a mulher durante todo o mês de agosto.

Conforme a delegada Priscilla Orberg, adjunta da DECCM centro-sul, o objetivo da ação foi conscientizar a população de Careiro da Várzea sobre a violência doméstica e familiar, orientando sobre os canais de denúncia, os direitos das vítimas e a importância de romper o silêncio diante das agressões.

Leia mais: MP investiga planos de saúde por transferência irregular de pacientes para tratamento da rede pública do Amazonas

PUBLICIDADE

“Durante as ações, atendemos na 35ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro da Várzea uma gestante, que foi ameaçada e injuriada pelo ex-companheiro. Pedimos medidas protetivas para que essa vítima ficasse em segurança, assim como toda a população, visto que a finalidade da Operação Shamar é, também, informar, divulgar e orientar as vítimas acerca da violência doméstica”, relatou a delegada.

A delegada Nathalia Oliveira, titular da DECCM norte/leste, destacou que as equipes policiais estiveram em escolas e nas comunidades compartilhando informações e orientações sobre a prevenção à violência doméstica e familiar.

“Palestramos para as crianças e adolescentes sobre o combate à violência doméstica, sobre as medidas protetivas e sobre a importância de buscar ajuda diante de situações de agressão. Nosso objetivo é conscientizar desde cedo e mostrar que a violência não deve ser tolerada, além de incentivar a comunidade a atuar como rede de apoio às vítimas”, explicou a delegada.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 3 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 3 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 4 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 4 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 4 horas