A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Amazonas registra menor número de roubos a pedestre em uma década

Redução de mais de 50% entre janeiro e julho é resultado de policiamento reforçado e uso de tecnologia.

Por Hugo Guimarães

26/08/2025 às 12:08

Foto: Divulgação

O Amazonas registrou, entre janeiro e julho de 2025, o menor número de roubo a pedestre dos últimos dez anos. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram uma redução superior a 50% no período, resultado da combinação de policiamento ostensivo e investigativo com investimentos do governo em efetivo e tecnologia.

PUBLICIDADE

“O que vemos é o reflexo de um trabalho contínuo da Segurança Pública, que impacta positivamente vários indicadores criminais. O roubo a pedestres atingia diretamente trabalhadores, donas de casa e estudantes, e agora registramos uma queda expressiva, mas seguimos trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Segundo o Centro Integrado de Estatística da SSP-AM (Ciesp/SSP-AM), em 2015, o estado registrou 19.402 roubos a pedestre entre janeiro e julho, com média de 2,7 mil por mês. Este ano, o número caiu para 9.860, uma redução de 50,82%. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, destacou que a entrada de mais de mil novos soldados em 2024 reforçou o policiamento ostensivo.

“Com o reforço de novos soldados, conseguimos ampliar a presença policial e intensificar ações de patrulhamento e abordagens, prevenindo este tipo de crime”, explicou Paiva.

Tecnologia e inteligência no combate ao crime

O secretário Vinícius Almeida ressaltou que a utilização de tecnologias pelo Governo do Estado, aplicadas ao trabalho policial, também contribuiu para a queda nos números. Um exemplo é o Programa RecuperaFone, que auxilia na recuperação de celulares roubados.

PUBLICIDADE

O coordenador do Ciesp, Rouget Britto, explicou que grande parte dos roubos a pedestres têm como alvo os celulares das vítimas. Com a criação do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (Nirc), houve redução significativa desses crimes.

Além disso, a SSP-AM realiza reuniões periódicas com comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) para identificar áreas com aumento de indicadores criminais e orientar o policiamento preventivo e ostensivo.

“Com base nesses dados, os comandantes aplicam ações estratégicas nas áreas de maior atenção, potencializando os resultados”, destacou Britto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Polícia Científica do Amazonas obtém 100% de aprovação em ensaio de alcoolemia do Inmetro

Resultado confirma a qualidade técnica dos exames realizados pelo laboratório forense vinculado à SSP-AM.

há 16 minutos

Polícia

Homem conhecido como “Sorriso” é executado a tiros na zona norte de Manaus

Vítima foi encontrada caída em via pública na avenida 7 de Maio, no bairro Santa Etelvina.

há 40 minutos

Manaus

Vídeo mostra adolescente pendurado em ônibus em movimento na Zona Sul de Manaus

Jovem aparece sustentado apenas pelos pés na traseira do coletivo e cena gera preocupação entre moradores.

há 55 minutos

Amazonas

Descarga elétrica mata uma pessoa e deixa duas feridas em rua da copa no AM

Acidente ocorreu após estrutura metálica encostar em cabos de alta tensão; caso foi registrado por testemunhas.

há 1 hora

Mundo

Israel e Irã anunciam trégua após escalada de ataques no Oriente Médio

Mesmo com sinalização de cessar-fogo, cenário segue instável e especialistas apontam risco de novas violações.

há 1 hora