Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

‘Cápsula do tempo pré-histórica’ de 5 mil anos é descoberta em pântano

Os Objetos foram encontrados em um pântano nos arredores da região de Gerstaberg, próximo a Järna, na Suécia.

14/09/2025 às 03:00

Notícias do Mundo Objetos de cerca de 5 mil anos, supostamente usados no período Neolítico, foram encontrados por arqueólogos suecos em um pântano nos arredores da região de Gerstaberg, próximo a Järna, na Suécia. A característica lamacenta e sem oxigênio da área favoreceu, segundo os especialistas, a alta preservação dos itens históricos.

De acordo com a Arkeologerna, consultoria sueca especializada em arqueologia e conservação do patrimônio cultural, os trabalhos se concentraram em uma área de 3,6 mil metros quadrados, onde antigamente existia um lago usado para pesca e coleta de castanhas-do-mar.

PUBLICIDADE

Com o passar do tempo, o lago se transformou em pântano, e itens humanos, assim como restos de animais, foram preservados sob a lama deste ecossistema por milhares de anos, agindo como uma espécie de cápsula do tempo natural.

“Ao examinarem recentemente o pântano, arqueólogos encontraram não apenas muitos ouriços-do-mar, mas também algo bastante incomum: estruturas de madeira bem preservadas, protegidas por milhares de anos em um ambiente sem oxigênio”, informou a Arkeologerna em texto divulgado em seu site.

Entre essas estruturas estão troncos e vime (madeira flexível) feitos de galhos. Quanto aos animais, foram encontrados peixes, como esturjões, com marcas nítidas de cortes. “Usando o método do carbono-14, os itens foram datados em dois períodos: 3.300-2 900 a.C. e 2.900-2.600 a.C.”, informou a consultoria, que também faz parte da Autoridade Sueca de Museus Históricos.

Leia também: Isabelle Nogueira é detonada após postar foto com ministra de Lula: “vendida”

Os arqueólogos acreditam que os objetos eram usados para apoiar caminhadas pelo lago lamacento, facilitando a coleta de castanhas-do-mar, e também para confeccionar cestos (com o vime, por exemplo), usados para transportar as castanhas ou redes de pesca.

PUBLICIDADE

Nas proximidades do pântano, foi encontrada uma área de atividades com lareiras e uma pequena construção sustentada por postes, “provavelmente ligada à coleta e ao manuseio de castanhas-do-mar”, segundo a Arkeologerna.

“No entanto, ainda não está claro quais grupos culturais neolíticos atuavam ali, e nenhum artefato-chave, como cerâmica culturalmente típica, foi encontrado durante as investigações preliminares”, acrescentou.

Os trabalhos de investigação tiveram início no verão (no Hemisfério Norte) e devem se aprofundar nas temporadas de outono e inverno. A proposta é analisar uma área de 36 mil metros quadrados.

“A esperança é que isso nos forneça novos conhecimentos sobre como os povos da região ao redor de Järna utilizavam os recursos naturais durante o período Neolítico.”

O Neolítico, também chamado “Idade da Pedra Polida” ou “pedra nova”, é um período da Pré-História compreendido entre 10 mil a C. e 3 mil a.C., cuja entrada foi marcada pela Revolução Agrícola.

Realidade ampliada

De acordo com a Arkeologerna, o trabalho será documentado com vídeos nas redes sociais e, quando o projeto estiver pronto, as estruturas de madeira e o ambiente ao redor serão recriados em 3D, com o objetivo de proporcionar uma imersão digital direta na Idade da Pedra.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Carreta perde o controle, destrói muro de empresa e trava trânsito na avenida Efigênio Salles

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na Zona Centro-Sul de Manaus. Apesar do impacto, não houve registro de feridos.

há 22 minutos

Brasil

PGR muda posição e pede perda do cargo de Marco Buzzi em julgamento no STJ

Procuradoria-Geral da República alterou parecer durante julgamento e passou a defender a punição máxima prevista pelo CNJ.

há 25 minutos

Crime sem respostas

Venezuelano é encontrado morto e amarrado dentro de apartamento no Centro de Manaus

Moradores acionaram a polícia após sentirem um forte odor vindo do imóvel. A vítima foi encontrada com mãos e pés amarrados e o caso será investigado pela DEHS.

há 30 minutos

Brasil

Lula sinaliza ligação para Trump após escalada da crise diplomática entre Brasil e EUA

Presidente afirmou que pretende conversar com o líder norte-americano sobre conflitos internacionais; contato ainda não tem data definida.

há 43 minutos

Manaus

Carro é destruído por fogo e assusta moradores no Ramal do Brasileirinho, em Manaus

Veículo foi destruído pelas chamas na manhã desta quinta-feira (6). As causas do incêndio ainda serão investigadas.

há 52 minutos