A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

“Esse é o governo Lula”, critica delegado Péricles sobre operação da PF em Humaitá

O parlamentar responsabilizou diretamente o presidente Lula e órgãos federais pela ação, que classificou como “barbárie” a operação da PF.

Por Hugo Guimarães

16/09/2025 às 15:36 - Atualizado em 17/09/2025 às 09:25

Notícias do Amazonas – A operação da Polícia Federal realizada no último fim de semana na região de Humaitá e Manicoré, no sul do Amazonas, voltou a render assunto no parlamento estadual. O delegado Péricles (PL) fez também duras críticas às diligências que resultaram na destruição de balsas e estruturas usadas no garimpo. Em discurso nesta terça-feira, 16, o parlamentar responsabilizou diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e órgãos federais pela ação, que classificou como “barbárie”.

PUBLICIDADE

Segundo Péricles, a atuação da PF e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desrespeitou a população local e provocou medo nos moradores. Ele afirmou que, no dia anterior à operação, senadores e deputados estiveram nas cidades prometendo desenvolvimento, mas que o resultado visto foi exatamente o oposto.

Leia mais: Maria do Carmo critica ação excessiva do governo Lula em Humaitá e Manicoré

“Esse é o governo Lula que faz isso, que autoriza a Polícia Federal e o Ibama a agirem dessa forma em Manicoré e Humaitá. A falta de respeito também ficou clara no dia anterior, quando vários deputados e senadores estiveram presentes, inclusive prometendo desenvolvimento para as cidades — e o que se vê no dia seguinte é justamente o contrário: a destruição de balsas e de locais em Humaitá e Manicoré”, disse.

O parlamentar destacou que não é contrário às medidas de fiscalização, mas que elas devem seguir o devido processo legal, sem colocar em risco famílias e trabalhadores da região. Para ele, a maneira como a operação foi conduzida gerou “terror e temor” na população.

“Se querem apreender bens, que apreendam. Se querem restaurar procedimentos, que façam pelo devido processo legal. Mas não agir dessa forma, causando terror e temor à população. Isso é barbárie”, completou.

PUBLICIDADE

Confira:

Aleam critica

Outros parlamentares do Amazonas também teceram críticas contra a operação da PF no interior do Amazonas e repudiaram as ações deflagradas pela autarquia. Segundo os políticos, as ações da Polícia Federal foram truculentas e levaram risco à população.

A operação da Polícia Federal faz parte de um conjunto de ações de combate ao garimpo ilegal e ao tráfico internacional de drogas na calha do Rio Madeira, região onde balsas são frequentemente utilizadas na extração clandestina de ouro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Virada histórica: Brasil derrota os Estados Unidos e confirma grande fase no futebol feminino

Equipe comandada por Arthur Elias saiu atrás no placar, reagiu ainda no primeiro tempo e garantiu mais uma vitória histórica sobre as norte-americanas.

há 28 minutos

Brasil

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro em processo que pode resultar na perda de patente militar

Tribunal vai analisar recurso da defesa que questiona a participação de ministro no processo que avalia a possível perda da patente de capitão do Exército.

há 52 minutos

Caiu na rede é post!

Gretchen diz que recebeu influência extraterrestre antes de nascer: “Meu corpo se regenera diferente”

Artista afirmou que uma suposta influência extraterrestre durante a gravidez da mãe explicaria características físicas que considera incomuns.

há 1 hora

Amazonas

Lancha afunda após colisão com balsa em movimento no Rio Amazonas

Acidente ocorreu durante tentativa de aproximação para embarque de passageiro e foi registrado em vídeo por testemunhas.

há 2 horas

Mundo

Papa Leão XIV diz na Espanha que abusos na Igreja seguem como “ferida aberta”

Pontífice destacou necessidade de reparação às vítimas durante visita oficial a Madri.

há 9 horas