A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

MP-AM aciona Justiça para retirada de carros alegóricos e resíduos do entorno do Sambódromo de Manaus

A ação também pede que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) suspenda repasses financeiros às agremiações.

Por Jonas Souza

17/09/2025 às 13:58 - Atualizado em 17/09/2025 às 17:19

Notícias de Manaus – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou com ação civil pública (ACP) contra a Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa), a União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam) e o Governo do Estado, pedindo a retirada imediata de carros alegóricos, restos de fantasias, estruturas metálicas e outros resíduos carnavalescos acumulados no entorno do Sambódromo e da Avenida do Samba, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

PUBLICIDADE

Leia mais: Maioria da bancada do Amazonas vota favorável à “PEC da Blindagem”

A ação foi ajuizada pelo promotor Paulo Stélio Sabbá Guimarães, da 63ª Promotoria Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), em tutela de urgência. O parquet requereu que todo o material seja recolhido imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 10 mil para cada entidade responsável.

Segundo o MPAM, desde julho de 2024 o órgão vinha recebendo denúncias sobre o acúmulo de carros alegóricos, fantasias e lixo carnavalesco no local. Mesmo após fiscalizações em outubro de 2024 e março de 2025, a situação não foi resolvida, permanecendo a ocupação irregular das calçadas e o acúmulo de resíduos, que geram riscos à mobilidade urbana e problemas sanitários devido à água parada e ao excesso de lixo.

De acordo com a Lei Complementar nº 005, artigo 38, as calçadas devem estar livres de qualquer tipo de obstáculo que comprometa a segurança e a circulação das pessoas. Para o MPAM, a permanência de estruturas carnavalescas no espaço público configura violação da ordem urbanística e descumprimento de obrigações assumidas pelas escolas de samba.

A ação também pede que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) suspenda repasses financeiros às agremiações que descumpriram o contrato firmado com o Estado. O documento previa a retirada dos materiais carnavalescos no prazo máximo de 20 dias após os desfiles, sob pena de corte de verbas.

“Nós tentamos uma solução amigável para esse problema, mas não houve o retorno esperado. Por isso, ingressamos com a ação para obrigar as escolas de samba a retirar o material do espaço público, pois essa é uma obrigação delas”, afirmou o promotor Paulo Stélio.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 29 minutos

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 33 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 1 hora

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 1 hora

Amazonas

Quando será a apuração do Festival de Parintins 2026? Confira data e horário

O horário foi definido em consenso entre as duas agremiações folclóricas a emissora detentora dos direitos de transmissão do evento.

há 2 horas