Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Políticos da direita no Amazonas comemoram vitória na aprovação de urgência do PL da anistia

A medida foi aprovada na noite desta quarta-feira (17/9) com 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções.

Por Hugo Guimarães

18/09/2025 às 10:09 - Atualizado em 18/09/2025 às 10:37

Notícias de Política – A aprovação do regime de urgência para o projeto de lei que concede anistia a participantes de manifestações políticas, incluindo os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, foi celebrada por parlamentares do Amazonas. A medida foi aprovada na noite desta quarta-feira (17/9) com 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções, permitindo que o texto seja votado diretamente em Plenário, sem passar pelas comissões.

Leia mais: Câmara aprova urgência para projeto de anistia geral

PUBLICIDADE

Entre os deputados amazonenses, quatro votaram a favor: Capitão Alberto Neto (PL-AM), Fausto Santos Jr. (União-AM), Adail Filho (Republicanos-AM) e Silas Câmara (Republicanos-AM). Pauderney Avelino (União-AM) se absteve, enquanto Amom Mandel (Cidadania-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Átila Lins (PSD-AM) não participaram da votação.

Declarações polêmicas

Durante a comemoração, sem citar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o deputado Capitão Alberto Neto afirmou que os processos envolvendo o 8 de janeiro são conduzidas por um ditador “sanguinário” e que persegue adversários políticos.

“É dia de festa, é o primeiro passo para se fazer justiça nesse país. Anistia tem nome, é da Débora, é do homem que foi morto na cadeia porque tem um ditador, um sanguinário na Suprema Corte. É tudo o que está acontecendo com o ex-presidente Bolsonaro e com milhares de pessoas que foram presas injustamente. A direita está em festa, mas não acabou, foi apenas o primeiro passo”, declarou.

Já o deputado Fausto Jr. defendeu o voto como um gesto de pacificação nacional.
“Eu e meu partido acreditamos na democracia, no equilíbrio entre os Poderes e na paz que o Brasil precisa para avançar. Colocar a PEC da Anistia em pauta é um passo importante para reencontrar o caminho do diálogo e do respeito”, disse.

Adail Filho também celebrou a decisão:
“Voto registrado com sucesso. Seguimos firmes no compromisso de defender a democracia e garantir o direito de todos os brasileiros”, declarou.

Na mesma linha, Silas Câmara afirmou que seu apoio à urgência representa compromisso com a democracia.
“Voto confirmado! Com responsabilidade e firmeza manifestei meu apoio. Seguimos trabalhando para fortalecer a democracia e assegurar que a voz de todos os brasileiros seja respeitada”, disse.

Leia mais: Quatro deputados do Amazonas votaram a favor da urgência do PL da Anistia na Câmara

Os deputados federais Amom Mandel, Sidney Leite, Átila Lins, que não participaram da votação, Pauderney Avelino, não publicaram reação nas redes sociais sobre a PEC da Anistia.

PUBLICIDADE

Na Aleam e CMM

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e na Câmara Municipal de Manaus (CMM), parlamentares da direita também comentaram a aprovação da urgência da Anistia.

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) compartilhou uma publicação do PL Nacional que celebra a decisão favorável à anistia e contra a injustiça. Já o vereador Capitão Carpê, do mesmo partido, disse que a medida é uma esperança que avança para encerrar perseguições.

“A oposição ao Governo Lula alcançou uma grande vitória ao articular o projeto da anistia às penas graves do 8 de janeiro. Nada justifica as penas excessivas e desproporcionais. Agora, em regime de urgência, o projeto tem tudo para ser aprovado”, declarou.

O vereador Coronel Rosses (PL) também celebrou a aprovação. “Esse é o resultado da voz de milhões de brasileiros ecoando em Brasília, pedindo Justiça, reconciliação e liberdade”, disse.

A pré-candidata ao governo do Amazonas, professora Maria do Carmo Seffair (PL), também se posicionou e afirmou que a medida é uma reparação para a população e corrigir injustiças. “A gente sabe o que é real. Os crimes não foram cometidos. Parabéns mais uma vez”, pontuou.

“É só o primeiro passo na busca pela reparação dessa injustiça contra cidadãos cujo único crime foi protestar”, celebrou Maria do Carmo Seffair.

O que está em jogo

O texto em análise foi apresentado em 2023 pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e prevê anistia a todos os envolvidos em atos políticos entre 30 de outubro de 2022 e os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados em Brasília.

Caso seja aprovado, o projeto pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e milhares de apoiadores que foram processados ou condenados por participação em manifestações antidemocráticas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Corpo de menino de 12 anos desaparecido após cair em rio é encontrado em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro estava desaparecido desde sexta-feira (24); caso segue sob investigação da Polícia Civil.

há 32 minutos

Brasil

Pastor passa mal em motel e é socorrido pelo SAMU em Goiânia

Caso aconteceu no Setor São Francisco e chamou atenção nas redes sociais; estado de saúde não foi divulgado.

há 44 minutos

Amazonas

Miss Itapiranga denuncia retaliação após cobrar abastecimento de água e acusa prefeito de mandar recolher vestido

Segundo Paula Francinete, ela foi impedida de participar da cerimônia de coroação da Miss Itapiranga 2026 após publicar críticas sobre a falta de água em seu bairro.

há 1 hora

Manaus

Jovem morre afogado na praia da Ponta Negra, em Manaus

Vítima teria ultrapassado a área permitida para banho e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

há 2 horas

Amazonas

Incêndio de grandes proporções atinge prédio em Tefé, no interior do Amazonas; veja o vídeo

Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas em imóvel localizado em frente ao cartório da cidade.

há 3 horas