Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PF conclui que Zambelli não executou atos de coação contra o STF

Relatório aponta que declarações da deputada ficaram no campo da retórica e não tiveram efeito prático.

Por Hugo Guimarães

23/09/2025 às 06:18

segunda condenação Carla Zambelli STF

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Notícias do Brasil – A Polícia Federal informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não chegou a adotar medidas concretas para tentar coagir a Corte. A conclusão consta em relatório entregue na última sexta-feira (19), dentro do inquérito em que a parlamentar é investigada por coação no curso do processo e obstrução de investigação.

PUBLICIDADE

O procedimento foi instaurado em junho, após Zambelli deixar o Brasil para a Itália, pouco depois de ser condenada pelo STF a dez anos de prisão. Segundo a Corte, a deputada foi a autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, ação que teria resultado na emissão de um falso mandado de prisão contra Moraes. O hackeamento foi executado por Walter Delgatti, também condenado, que afirmou ter agido a mando dela.

No despacho que determinou a investigação, Moraes destacou postagens da parlamentar nas redes sociais e apontou indícios de que ela poderia repetir estratégias semelhantes às atribuídas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, para tentar obstruir investigações.

De acordo com o relatório, a delegada responsável avaliou que, embora Zambelli tenha declarado intenção de promover atos de obstrução, nada passou da retórica.

“Embora a intenção de frustrar a aplicação da lei penal tenha sido verbalizada, o comportamento de Carla Zambelli não ultrapassou o campo da retórica, inexistindo prova de efetivo êxito na adoção de expedientes, contatos, articulações ou providências aptas a comprometer o regular andamento da ação penal”, diz o documento.

Agora, caberá a Moraes decidir se arquiva o inquérito, se solicita novas diligências ou se envia o caso para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

PUBLICIDADE

Fuga e extradição

Carla Zambelli, que possui dupla cidadania, deixou o país em maio, após a condenação. Primeiro, esteve nos Estados Unidos, onde fez críticas a Moraes em suas redes sociais. Em seguida, seguiu para a Itália, onde acabou presa.

O governo brasileiro formalizou, em 11 de junho, o pedido de extradição da deputada, encaminhado pelo Itamaraty às autoridades italianas.

Leia mais: Luciano Hang diz que doação a Carla Zambelli foi por “solidariedade”

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Cristiano Ronaldo provoca jornalista brasileiro e gera clima tenso em coletiva

Astro português afirmou que o repórter Marcelo Bechler “não gosta” dele durante entrevista antes do duelo entre Portugal e Espanha pela Copa do Mundo.

há 41 segundos

Brasil

Derrota do Brasil na Copa termima da pior forma entre torcedores: “Tudo foi gravado'”

O flagra em público foi compartilhado por milhares de pessoas na internet.

há 7 minutos

Polícia

Seis detentos fogem de Delegacia e deixam moradores em alerta no Amazonas

Fuga aconteceu durante a madrugada e levou a Polícia Civil a enviar reforço de Manaus para tentar recapturar os foragidos.

há 18 minutos

Esporte

Goleiro da Noruega admite provocação a Neymar antes de pênalti decisivo

Ørjan Nyland revelou que tentou mexer com o emocional do camisa 10 brasileiro antes da cobrança nos minutos finais da partida pelas oitavas da Copa do Mundo.

há 35 minutos

Amazonas

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas feridas no Centro de Itacoatiara

Vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao hospital do município.

há 1 hora