A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Operação contra garimpo ilegal no Amazonas é acusada de abusos e crimes ambientais

Comissão do Senado irá ao Amazonas investigar violações atribuídas à Polícia Federal.

Por Beatriz Silveira

24/09/2025 às 16:37

Notícias Policiais – A Operação Boiúna, conduzida pela Polícia Federal (PF) entre os dias 10 e 24 de setembro no Rio Madeira, em Humaitá (AM), voltou a colocar em evidência as discussões sobre o combate ao garimpo ilegal na Amazônia. A ação, que contou com apoio da Força Nacional e foi coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), tinha como objetivo desarticular atividades de mineração ilegal de ouro na região.

PUBLICIDADE

Apesar do propósito de repressão ao garimpo, denúncias posteriores levantaram questionamentos sobre os métodos empregados. Moradores de comunidades ribeirinhas afirmam que a operação resultou em destruição de embarcações, contaminação de lagos e rios com combustível e uso excessivo da força.

As reclamações foram formalizadas pelo senador Plínio Valério (PSDB), que publicou em suas redes sociais, na terça-feira (23/09), um vídeo relatando as denúncias recebidas da população. Segundo ele, além dos danos ambientais, houve intimidação, fazendo com que famílias ribeirinhas deixassem suas casas.

Leia também: Caminhão fica destruído e motorista fica preso às ferragens em acidente em Manaus; veja

De acordo com o parlamentar, o cenário inclui incêndios provocados em barcos, poluição de áreas sem circulação de água e consequências de longo prazo para a pesca, já que o diesel despejado pode comprometer a fauna aquática por meses. Plínio também destacou o impacto do uso de gás lacrimogêneo na área urbana, onde crianças de escolas próximas teriam sido atingidas, causando irritação e pânico entre professores e alunos.

Em discurso no Plenário, o senador anunciou que visitará os municípios de Humaitá e Manicoré nesta quinta-feira (25/09), acompanhado da presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A diligência foi aprovada pela comissão no último dia 17 e pretende apurar possíveis violações de direitos humanos atribuídas às ações policiais durante a operação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Carretas da Saúde ampliam atendimentos e oferecem exames em Manaus e Careiro Castanho

Unidades móveis passam a atender na zona leste de Manaus e em Careiro Castanho com exames de mamografia e ultrassonografia.

há 4 minutos

Polícia

Polícia procura suspeito foragido por latrocínio que matou comerciante em Manaus

Rawlison Oliveira Pampolha é apontado como o único integrante ainda foragido do grupo investigado pela morte do comerciante Evilázio Alves da Silva.

há 41 minutos

Esporte

Neymar indica que Copa do Mundo de 2026 será a última de sua carreira

Atacante utilizou as redes sociais para indicar que o próximo Mundial será sua última participação na principal competição do futebol.

há 1 hora

Esporte

Virada histórica: Brasil derrota os Estados Unidos e confirma grande fase no futebol feminino

Equipe comandada por Arthur Elias saiu atrás no placar, reagiu ainda no primeiro tempo e garantiu mais uma vitória histórica sobre as norte-americanas.

há 2 horas

Brasil

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro em processo que pode resultar na perda de patente militar

Tribunal vai analisar recurso da defesa que questiona a participação de ministro no processo que avalia a possível perda da patente de capitão do Exército.

há 2 horas