Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pix ganha “botão de contestação” para agilizar devolução de valores em casos de fraude e golpe

Propósito é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital e não vale para casos de erro e arrependimento.

Por Natan AMPOST

30/09/2025 às 14:51

Notícias do Brasil – A partir desta quarta-feira (1º/10), os usuários do Pix terão à disposição uma nova ferramenta de proteção contra fraudes: o chamado “botão de contestação”, ou autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). O recurso, que estará disponível diretamente nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras, permitirá que vítimas de golpes, fraudes ou situações de coerção acionem a contestação de forma totalmente digital, sem depender de contato humano.

PUBLICIDADE

De acordo com o Banco Central (BC), a novidade tem como objetivo acelerar o bloqueio dos valores transferidos para contas de criminosos, aumentando as chances de que o dinheiro seja devolvido ao usuário lesado. O Chefe Adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Breno Lobo, explicou que o processo será instantâneo e transparente.

“Assim que o cliente contesta a transação pelo aplicativo, a informação é enviada automaticamente para o banco do golpista, que deve bloquear os recursos disponíveis na conta. Caso o saldo seja insuficiente, valores parciais também podem ser bloqueados. Depois disso, as instituições financeiras terão até sete dias para analisar a ocorrência. Se confirmarem que se trata de um golpe, a devolução será feita diretamente para a conta da vítima em até onze dias após a contestação”, detalhou Lobo.

O novo botão, no entanto, não poderá ser usado em todas as situações. O Banco Central esclarece que ele não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento em compras ou erros de digitação da chave Pix. Também não se estende a transações com terceiros de boa-fé. O foco exclusivo da ferramenta são situações de fraude, golpe ou coerção, que já vinham sendo tratadas pelo MED, mas agora passam a contar com mais agilidade.

Leia também: Irmã de Sabino Castelo Branco publica foto ao lado do ex-deputado nas redes sociais: “Te amo, meu lindo”

Desde a criação do Pix, em novembro de 2020, o arranjo de pagamentos instantâneos tem se consolidado como o principal meio de transferência de valores no país, ultrapassando cartões e TEDs. Contudo, a popularização também atraiu criminosos, que encontraram no sistema uma oportunidade de aplicar golpes digitais e presenciais. O Banco Central, ciente dos desafios, vem implementando medidas adicionais de segurança, como limites de transferência no período noturno, monitoramento de transações suspeitas e, agora, o botão de contestação no MED.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Fim do sonho! Brasil é eliminado pela Noruega mesmo com gol de Neymar

Camisa 10 deixou tudo igual na reta final após cobrança de pênalti, mas a reação brasileira não foi suficiente para evitar a derrota por 2 a 1 e a eliminação do Mundial.

há 5 minutos

Esporte

Haaland marca 2 gols complica a situação do Brasil na Copa do Mundo

Depois de desperdiçar diversas oportunidades para abrir o placar, a Seleção Brasileira foi castigada e viu Erling Haaland marcar de cabeça nas oitavas de final do Mundial.

há 30 minutos

Manaus

“A esperança é a última que morre”: torcida no Viver Melhor II acredita em virada do Brasil contra a Noruega

Torcedores reunidos na rua Itaúba Preta, na Zona Norte de Manaus, seguem confiantes na classificação da Seleção e apostam em uma virada por 2 a 1. Comerciantes esperam casa cheia caso o Brasil balance as redes.

há 59 minutos

Esporte

Brasil vai para o intervalo com empate sem gols

Seleção Brasileira criou as melhores chances do primeiro tempo, mas Bruno Guimarães perdeu um pênalti e manteve o placar zerado nas oitavas de final da Copa do Mundo.

há 1 hora

Esporte

Bruno Guimarães perde cobrança e internet não perdoa: “Pipoqueiro”

Meia da Seleção Brasileira desperdiçou a cobrança no primeiro tempo e recebeu uma enxurrada de críticas.

há 2 horas