A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Cidade japonesa limita uso de celulares a 2 horas por dia

Medida de Toyoake entrou em vigor em 1º/10, vale para celulares, tablets, consoles e computadores, e não prevê penalidades.

Por Beatriz Silveira

03/10/2025 às 21:23

Notícias do Mundo – Uma lei municipal recém-aprovada em Toyoake, no Japão, limitou o uso diário de celulares e outros dispositivos eletrônicos a duas horas. A medida, proposta pelo prefeito Masafumi Kouki, entrou em vigor na última quarta-feira (1º/10) após aprovação da assembleia municipal por 12 votos a 7.

PUBLICIDADE

De acordo com o decreto, a regra vale para smartphones, tablets, consoles de jogos e computadores. O objetivo declarado pela prefeitura é reduzir as taxas de evasão escolar e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Apesar da restrição, os aparelhos não serão monitorados pelo governo, e não há previsão de penalidades para quem ultrapassar o tempo estabelecido.

Leia também: Vereador Rosinaldo Bual é o único alvo da Operação Face Oculta que investiga esquema de “rachadinha” na CMM

Kouki disse esperar uma mudança de comportamento. “É muito triste terminar o dia olhando para o smartphone o tempo todo em casa. Espero que os cidadãos mudem de comportamento”, afirmou em entrevista ao The New York Times.

Desde o anúncio, a prefeitura recebeu cerca de 400 ligações e mensagens sobre a medida, a maioria em tom crítico. Nas redes sociais, moradores também reagiram negativamente e pediram a revogação da lei.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Destroços da lancha do SAMU furtada em Manaus são encontrados em área de igapó

Embarcação usada em atendimentos de urgência a comunidades ribeirinhas foi localizada sem motores e equipamentos médicos.

há 14 minutos

Brasil

Câmara reduz expediente de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa

Portaria estabelece jornada presencial de quatro horas durante partidas da Seleção Brasileira; tempo restante deverá ser compensado.

há 17 minutos

Copa 2026

Vinícius Júnior admite atuação abaixo do esperado e cobra evolução da Seleção

Atacante marcou o gol do Brasil no empate com Marrocos e destacou que a equipe precisa melhorar para seguir na briga pelo hexacampeonato.

há 50 minutos

Brasil

Enfermeira relata tentativa de salvar jovem lançada sem corda em salto de rope jump

Maria Eduarda, de 21 anos, sofreu uma queda de aproximadamente 40 metros e morreu após falha grave durante atividade radical em São Paulo.

há 1 hora

Brasil

Ex-atacante Jô é preso pela quinta vez por dívida de pensão alimentícia

Mandado foi cumprido em uma casa noturna de Belo Horizonte; débito ultrapassa R$ 220 mil, segundo a Justiça.

há 1 hora