A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Prefeito de Apuí é notificado pelo MP-AM por supostas irregularidades em contrato de limpeza urbana

O MP-AM determinou a expedição de requisição à Prefeitura de Apuí, que terá 10 dias para se manifestar sobre a denúncia.

Por Jonas Souza

06/10/2025 às 20:14

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Apuí, instaurou um Procedimento Preparatório para investigar supostas irregularidades na contratação da empresa Luso, responsável pelos serviços de limpeza urbana no município. O prefeito Marcos Maciel foi notificado para prestar esclarecimentos sobre o caso.

PUBLICIDADE

Leia mais: Vereador Rosinaldo Bual recebeu mais de R$ 490 mil entre salários e cotão antes de ser preso por esquema de rachadinha

De acordo com a Portaria de Instauração nº 2025/0000162552.01PROM_APU, publicada nesta segunda-feira (6/10), o MP-AM apura denúncias de que a contratação da empresa não foi devidamente registrada no Portal da Transparência da Prefeitura, além da omissão de informações sobre o processo licitatório e o contrato de terceirização, em possível violação à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

Confira MP-AM Notificação Apuí

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Lucas Souza Pinha, cita a Notícia de Fato nº 040.2024.000434, que deu origem à investigação. Segundo o Ministério Público, mesmo após o encerramento do prazo para apuração preliminar, ainda há necessidade de novas diligências para esclarecer os fatos e verificar se houve irregularidades administrativas.

PUBLICIDADE

O MP-AM determinou a expedição de requisição à Prefeitura de Apuí, que terá 10 dias para se manifestar sobre a denúncia e apresentar documentação comprobatória, incluindo cópia do edital de licitação, contrato com a empresa Luso, comprovantes de fiscalização da execução contratual e registros trabalhistas dos funcionários terceirizados.

O promotor também reforçou que a ausência de informações em portais públicos fere os princípios da publicidade e da transparência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

A Prefeitura de Apuí ainda não se pronunciou oficialmente sobre a investigação. Caso as irregularidades sejam confirmadas, o caso poderá resultar na abertura de inquérito civil e em eventuais ações por improbidade administrativa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que Moraes “não tem coragem de enfrentar Trump”

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o STF e afirmou que ministro evita confronto com o presidente dos Estados Unidos.

há 10 minutos

Esporte

Veja os jogos desta quarta-feira pela Copa do Mundo 2026

Portugal, Inglaterra, Colômbia e Croácia estreiam na competição em confrontos válidos pelos grupos K e L

há 10 minutos

Amazonas

Polícia Federal realiza leilão de veículos e bens apreendidos em Manaus

Caminhões, ônibus e automóveis estarão disponíveis para arrematação em certame marcado para o dia 25 de junho

há 40 minutos

Polícia

Suspeito de assaltos é encontrado com dedos decepados na zona oeste de Manaus

Homem foi localizado ferido na Avenida Brasil, no bairro Compensa, e recebeu atendimento médico antes de ser levado para uma unidade de saúde.

há 43 minutos

Manaus

Acidente entre micro-ônibus e dois carros deixa feridos na Avenida Laguna, em Manaus

Perícia aponta possível erro humano na dinâmica da colisão registrada na zona oeste da capital

há 1 hora