Vistoria de veículos do transporte complementar é realizada em Manaus para garantir segurança e regularidade
IMMU realiza inspeção em veículos e documentação de permissionários para manter contratos dentro da lei e assegurar qualidade do serviço.
- Foto: Divulgação
Notícias de Manaus – Manaus deu início, nesta quarta-feira (8), a mais uma etapa da vistoria dos veículos que operam no transporte complementar da cidade, em ação coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A fiscalização ocorreu no estacionamento do shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, e tem como objetivo verificar a documentação dos veículos e assegurar que eles estejam em boas condições de operação.
PUBLICIDADE
A iniciativa atende às determinações da Lei nº 2.898, de 2022, que regula o serviço de transporte complementar no município e estabelece que os veículos devem passar por vistorias periódicas como requisito para a prorrogação temporária dos contratos precários firmados com a administração pública.
O cronograma da inspeção teve início na segunda-feira, 6/10, e se estenderá até o dia 24/10. Todos os 320 permissionários aprovados na última licitação devem apresentar seus veículos no setor de vistoria do IMMU, localizado na avenida Camapuã, s/nº, no bairro Cidade de Deus.
Durante a vistoria, os fiscais conferem não apenas os documentos obrigatórios — Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cópia do contrato vigente —, mas também aspectos relacionados à segurança e à manutenção do veículo.
- Foto: Divulgação
“Estamos verificando não apenas a documentação, mas também as condições dos veículos que transportam milhares de manauaras todos os dias. Essa é uma etapa fundamental prevista em lei, para que os contratos precários possam ser prorrogados com base na legalidade e na qualidade do serviço”, destacou a vice-presidente de Transportes do IMMU, Viviane Cabral.
PUBLICIDADE
Leia também: Coronel Claudenir confronta vereador Salazar para que se posicione sobre Omar Aziz: “tá sendo marionete”
O comparecimento à vistoria é obrigatório. Permissionários que não se apresentarem no dia previsto devem justificar a ausência em até 48 horas. Caso não apresentem justificativa, poderão ter a autorização para operar suspensa ou até cancelada.
Para os motoristas e permissionários, a vistoria representa mais do que uma exigência legal; é uma demonstração de compromisso com a segurança e o bem-estar dos usuários. Ellen Alencar, permissionária do sistema, afirmou que a ação reforça a responsabilidade dos profissionais.
“É uma forma de mostrar que estamos regularizados e comprometidos com um transporte seguro. A população merece esse cuidado”, disse Ellen, após apresentar seu veículo à vistoria.
O IMMU reforça que a fiscalização cumpre um papel essencial na melhoria da mobilidade urbana da cidade, garantindo que os serviços de transporte complementar operem dentro dos padrões legais e com segurança para os passageiros. A expectativa é que, ao fim do período de inspeção, todos os veículos estejam devidamente regularizados, contribuindo para um transporte mais confiável e seguro em Manaus.
- Foto: Divulgação
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos








