A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

MP investiga resolução da Arsepam que isenta lanchas da gratuidade a idosos e pessoas com deficiência

A queixa partiu de uma idosa que relatou ter sido impedida de embarcar gratuitamente em uma lancha particular.

Por Jonas Souza

09/10/2025 às 13:16

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito civil para apurar possível ilegalidade na Resolução nº 003/2025-Cercon/Arsepam, que dispensa as lanchas a jato do cumprimento da Lei Estadual nº 5.604/2021 — norma que garante duas vagas gratuitas e desconto de 50% a idosos e pessoas com deficiência no transporte hidroviário intermunicipal.

PUBLICIDADE

Leia mais: Sindicato ligado ao irmão de Lula é alvo de nova fase de operação da PF contra fraudes no INSS

A investigação é conduzida pela Promotoria de Justiça de Manaquiri após denúncia da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A queixa partiu de uma idosa que relatou ter sido impedida de embarcar gratuitamente em uma lancha particular e constrangida a pagar o valor integral da passagem, em desacordo com a lei estadual e com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).

Segundo o Ministério Público, a empresa responsável reconheceu o erro e devolveu o valor cobrado, mas alegou estar amparada pela resolução da Arsepam, que limita o direito de gratuidade e desconto em embarcações rápidas ou expressas.

O promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, responsável pelo caso, destacou que nenhuma norma administrativa pode se sobrepor à lei.

“A Lei nº 5.604/2021 é clara ao assegurar o benefício a idosos e pessoas com deficiência. Nenhum ato infralegal pode restringir esse direito. Caso a irregularidade seja confirmada, o Ministério Público tomará todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento da legislação”, afirmou o promotor.

O MPAM concedeu prazo de 20 dias para que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) apresente explicações formais sobre a fundamentação legal e o alcance da resolução, além de justificar a dispensa concedida às lanchas a jato.

Barros ressaltou ainda que a norma da Arsepam “viola a lei estadual e deve ser revista”, reforçando que a gratuidade é uma política pública essencial de inclusão e dignidade humana.

“A gratuidade no transporte intermunicipal representa um avanço social importante. Cabe ao Ministério Público garantir que nenhum regulamento administrativo restrinja direitos assegurados em lei”, completou o promotor.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Brasil já conhece data do mata-mata e aguarda definição do próximo adversário na Copa

Seleção enfrenta o segundo colocado do Grupo F na próxima segunda-feira (29); Holanda, Japão e Suécia seguem na disputa pela vaga

há 3 minutos

Brasil

PF faz operação contra ex-diretores das Lojas Americanas por fraude bilionária

Investigação apura participação de ex-executivos em esquema que teria provocado rombo estimado em R$ 24 bilhões nas demonstrações financeiras da empresa

há 31 minutos

Amazonas

Cheia já afeta mais de 223 mil pessoas no Amazonas, aponta governo

Boletim atualizado mostra 24 municípios em situação de emergência e mais de 598 toneladas de ajuda enviadas.

há 33 minutos

Parintins 2026

Festa dos Visitantes terá palco 360º e expectativa de receber 26 mil pessoas em Parintins

Estrutura inédita promete aproximar artistas do público na abertura da programação do Festival de Parintins 2026

há 44 minutos

Caiu na rede é post!

Vidente diz ter previsto terremotos após falhar em previsão de invasão alienígena durante jogo do Brasil

Após repercussão nas redes sociais, Vó Bahiana afirmou que acertou previsões sobre abalos sísmicos no Japão, Venezuela e no Norte do Brasil

há 1 hora