Ex-prefeito de Barcelos volta a ser notificado pelo MP-AM por compra de galões de água vencida durante estiagem 2024
A promotora determinou a reiteração de justificativas ao ex-prefeito Edson Mendes, com prazo de 10 dias úteis.
- Reprodução
Notícias do Amazonas – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) notificou novamente o ex-prefeito de Barcelos, Edson Mendes, no âmbito do Inquérito Civil nº 192.2024.000009, que investiga a compra de água mineral em garrafões de 20 litros com validade vencida. Os galões estavam armazenados na garagem municipal e seriam distribuídos a moradores de áreas ribeirinhas atingidas pela estiagem em 12 de julho de 2024. A portaria de instauração do inquérito foi assinada pela promotora de justiça substituta Taize Moraes Siqueira em 27 de setembro de 2025.
PUBLICIDADE
O caso tem origem em um Procedimento Preparatório aberto em janeiro de 2025, cujo objetivo era coletar informações sobre possíveis irregularidades na aquisição dos galões de água e identificar os responsáveis. A atual administração informou a inexistência de documentos relacionados à compra, falhas no setor de licitações e indícios de atos de improbidade e crimes cometidos pela gestão anterior.
Confira Ação Edson Mendes
A promotora determinou a reiteração da requisição de documentos e justificativas ao ex-prefeito Edson Mendes, com prazo de 10 dias úteis, alertando que a omissão poderá gerar responsabilização legal. Entre os documentos solicitados estão notas fiscais, relatórios de licitação, justificativas para a compra de produtos com validade vencida e explicações sobre a ausência de transição formal de governo.
Além disso, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi oficiado para fornecer, em até 15 dias úteis, cópias de auditorias, prestações de contas e achados relacionados à aquisição de água mineral ou procedimentos licitatórios correlatos. Também foi determinada a comunicação do inquérito ao Centro de Apoio Operacional (CAO) e a publicação do extrato da portaria no Diário Oficial do Município.
O MP-AM reforçou que o inquérito busca apurar detalhadamente a malversação de recursos públicos e assegurar a responsabilização dos envolvidos, reafirmando a importância da transparência e da legalidade na administração pública municipal.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos







