Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça encerra instrução de processo sobre pesca ilegal no Vale do Javari

Audiência de instrução é concluída.

Por Beatriz Silveira

17/10/2025 às 22:27

Notícias Policiais – A Justiça Federal do Amazonas encerrou, nesta sexta-feira (17/10), a audiência de instrução do processo que apura a atuação de uma organização criminosa ligada à pesca ilegal na Terra Indígena Vale do Javari. A ação penal, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), denuncia nove pescadores suspeitos de integrar o esquema.

PUBLICIDADE

Entre os réus estão Rubén Dario da Silva Villar, o “Colômbia”, e Amarildo da Costa de Oliveira, apontado como um dos envolvidos nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, em junho de 2022. Conforme as investigações, Colômbia é considerado líder do grupo, responsável por financiar a pesca ilegal e o tráfico de munições no Vale do Javari. Ele também é acusado de mandar matar Bruno e Dom, assassinados no rio Itaquaí, nas proximidades de Atalaia do Norte, em 5 de junho de 2022.

Durante a audiência, Colômbia permaneceu em silêncio, enquanto os demais réus negaram envolvimento com a organização criminosa ou optaram por não se pronunciar. Segundo a Polícia Federal, as ações de fiscalização conduzidas por Bruno Pereira teriam causado prejuízos financeiros ao grupo, o que motivou os homicídios. Com o encerramento das oitivas de testemunhas, o processo segue para a fase de alegações finais da acusação e da defesa; em seguida, o magistrado deverá proferir sentença.

Leia também: Carreta atravessada trava faixa e causa lentidão na Avenida Compensa em Manaus

Quem é “Colômbia”

Rubén Villar, de nacionalidade peruana, foi indiciado pela PF, em novembro de 2024, como mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Ele também é investigado por tráfico de drogas, pesca ilegal e uso de documentos falsos. As investigações apontam que forneceu munições, financiou as atividades do grupo e colaborou na ocultação dos corpos. Preso em flagrante em junho de 2022 ao tentar se apresentar com documentos falsos, obteve liberdade provisória quatro meses depois, com fiança e tornozeleira, mas voltou a ser preso em dezembro de 2022 por descumprimento de medidas judiciais e atualmente cumpre pena em presídio de segurança máxima. A PF aponta ainda que financiava pescadores ilegais e usava carregamentos de peixe para transportar cocaína pela tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

URGENTE: Greve dos rodoviários chega ao fim em Manaus após acordo; salários serão pagos nesta quarta-feira

Categoria aceitou proposta durante negociação e ônibus voltam a circular normalmente na capital.

há 20 minutos

Amazonas

MP investiga possível discriminação contra pessoa com autismo no transporte público de Manaus

Inquérito apura se houve falha do IMMU na fiscalização de empresas de ônibus após denúncia de constrangimento envolvendo passageiro com TEA.

há 34 minutos

Eleições 2026

Vai votar fora da sua cidade? Prazo para solicitar voto em trânsito já está aberto

Eleitores têm até 20 de agosto para pedir a transferência temporária do local de votação nas eleições de 2026.

há 1 hora

Polícia

Polícia divulga foto de suspeito de feminicídio e pede ajuda para localizá-lo em Manaus

Paulo da Silva Tavares é procurado pela DEHS por suspeita de matar Larissa Araújo, de 28 anos, por asfixia.

há 2 horas

Polícia

Jovem pensa ter encontrado um coco, mas se depara com crânio humano em mata de Manaus

Resto humano foi localizado por uma família que procurava frutas em uma área de mata no bairro Cidade de Deus; Polícia Civil investigará o caso.

há 2 horas