Aleam aprova criação de funções gratificadas para chefes de cartório e investigação na Polícia Civil do interior do Amazonas
O pleito é histórico e valoriza os profissionais que atuam nas funções em todos os municípios do Estado.
Notícias do Amazonas – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (21), a mensagem governamental que cria as funções gratificadas de Chefia de Cartório e Chefia de Investigação em todas as 71 delegacias da Polícia Civil localizadas no interior do estado. A medida tem origem no indicativo nº 96/2025, de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL), e representa um avanço histórico na valorização dos servidores da segurança pública.
PUBLICIDADE
A iniciativa formaliza atribuições que já vinham sendo desempenhadas, há anos, por escrivães e investigadores, mas sem o devido reconhecimento funcional ou financeiro. Agora, cada uma das 61 Delegacias Distritais e 10 Delegacias Especializadas do interior contará com duas chefias — uma de cartório e uma de investigação — com gratificação no valor de R$ 1.240,00 por função, totalizando um impacto financeiro mensal estimado em R$ 176 mil.
“Essa é uma conquista histórica para os servidores da Polícia Civil do interior. São profissionais que há muito tempo exercem papel de chefia, coordenam equipes e respondem por resultados sem o reconhecimento que merecem. Hoje, essa justiça foi feita”, afirmou o deputado Delegado Péricles durante a sessão.
O parlamentar destacou que a aprovação foi resultado de uma articulação conjunta entre o Legislativo e o Executivo estadual. “Agradeço ao Dr. Flávio, da Casa Civil, por ter agilizado a tramitação da mensagem, e especialmente ao governador, que entendeu a importância do pleito e encaminhou o projeto à Aleam. Também registro meu agradecimento ao presidente Roberto Cidade e aos colegas deputados, que aprovaram por unanimidade. Quando a causa é justa e técnica, o resultado é consenso”, reforçou.
Leia também: Membros do CV matam cozinheira na frente dos filhos após ela se recusar a envenenar PMS
A criação das gratificações, segundo Péricles, é mais do que uma questão salarial — é uma forma de reconhecimento e estímulo a quem está na linha de frente da segurança pública nos municípios do interior. “O servidor valorizado trabalha com mais motivação e entrega melhores resultados à sociedade. Fortalecer a segurança pública começa com o respeito a quem faz a diferença todos os dias”, disse.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos









