A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Fux rebate críticas de teórico após voto pela absolvição de Bolsonaro: “É preciso comentar quando se lê”

Em tom de desabafo, Fux também criticou o que chamou de “militância política” no meio acadêmico.

Por Jonas Souza

22/10/2025 às 15:51

Notícias do Brasil  – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu nesta terça-feira (21/10) às críticas feitas por juristas e professores de direito à sua decisão de votar pela absolvição de Jair Bolsonaro (PL) na ação sobre a tentativa de golpe de Estado.

PUBLICIDADE

Leia mais: Com Fux na Segunda Turma, STF pode ganhar maioria pró-bolsonarista em colegiado

Durante o julgamento do chamado “núcleo da desinformação”, Fux citou, sem mencionar diretamente, o jurista italiano Luigi Ferrajoli, considerado o “pai do garantismo penal”, e afirmou que o teórico “não conhece a realidade brasileira”.

“O mestre italiano que declarou não ter lido o meu voto e é um dos precursores do garantismo não tratou uma linha sequer à vedação ao tribunal de exceção, entre outras garantias elementares”, afirmou o ministro.

Ferrajoli havia sido citado 11 vezes por Fux em seu voto na Ação Penal nº 2.668, usada para embasar a absolvição de Bolsonaro. No entanto, o jurista italiano, em entrevista recente, afirmou que a condenação do ex-presidente e de outros sete réus representava uma “superioridade do Brasil na defesa do Estado Democrático de Direito”.

Crítica à militância acadêmica

Em tom de desabafo, Fux também criticou o que chamou de “militância política” no meio acadêmico:

“Eu, com quase cinco décadas de magistério e sendo professor, considero lamentável que a seriedade acadêmica tenha sido deixada de lado por um rasgo de militância política. As ideias que apliquei permanecem inteiramente hígidas e aplicáveis a estes autos”, declarou.

“O tempo dissipa as paixões”

No início de sua fala, o ministro afirmou que o julgamento do “núcleo 1” — que tratou de outra parte da trama golpista — foi conduzido “pelas brumas da paixão”, mas que o tempo trará equilíbrio.

“O tempo, esse hábito silencioso e implacável, tem o dom de dissipar as brumas da paixão, revelar os contornos mais íntimos da verdade e expor os pontos que redundaram em injustiça, no meu modo de ver”, afirmou Fux.

Ao final, o ministro anunciou que divergiria dos votos de Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, que se manifestaram pela condenação dos sete réus do núcleo da desinformação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Terremoto no Caribe é sentido em Manaus e provoca evacuação de prédios na capital

Abalo sísmico ocorrido próximo à costa da Venezuela foi percebido em edifícios de Manaus, mas autoridades não registraram vítimas nem danos estruturais.

há 1 minuto

Esporte

Vini Jr marca novamente e amplia vantagem do Brasil sobre a Escócia

Atacante marcou seu terceiro gol na partida, mas o segundo validado pela arbitragem, e deixou a Seleção Brasileira em situação confortável na Copa.

há 36 minutos

Esporte

Vini Jr marca novamente, mas árbitro anula segundo gol do Brasil contra a Escócia

Camisa 7 voltou a marcar na partida, mas a arbitragem identificou uma infração na origem da jogada e manteve o placar em 1 a 0.

há 1 hora

Brasil

Erika Hilton acusa PSOL de descumprir acordos e denuncia tentativa de “inviabilizar” sua candidatura em 2026

Deputada federal afirma que distribuição de recursos eleitorais prejudica sua campanha e expõe crise interna no partido.

há 1 hora

Esporte

Vinícius Júnior abre o placar para o Brasil contra a Escócia em menos de 10 minutos

Atacante marcou antes dos 10 minutos de jogo, após assistência de Rayan, e deixou a Seleção Brasileira mais perto da classificação às oitavas de final.

há 1 hora