A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

Medida foi tomada após denúncia informar que o produto era falsificado.

24/10/2025 às 17:28

 

Notícias do Brasil  – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (23) a apreensão de um lote falso do Chá Pronto Para Consumo Multi Extrato. Esse lote não foi produzido pela A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais, que é a verdadeira fabricante do chá.

Leia mais: Prefeito David Almeida entrega Praça dos Remédios totalmente revitalizada em Manaus; assista

PUBLICIDADE

A decisão atinge apenas os produtos do lote 2306, com o número de registro ES000233-0.000043 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A partir da determinação, os produtos ficam proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados, consumidos e divulgados.

“A medida foi motivada após uma denúncia informar que o produto era falsificado. Além disso, a A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais confirmou que não produziu o lote citado, e o registro ES000233-0.000043, impresso no rótulo dos produtos, já foi cancelado pelo Mapa”, disse a Anvisa, em nota.

Também foi determinado o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela empresa Zeoclin Ltda. A ação proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a divulgação e o consumo dos produtos.

“A determinação da Anvisa teve como causa a inclusão, nos suplementos em questão, de um ingrediente que não teve a segurança de uso e eficácia comprovada pela Agência. Além disso, a propaganda dos produtos associa o seu uso a propriedades terapêuticas, como a captura de poluentes e toxinas, prática não permitida a produtos classificados como alimentos”.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Alunos interpretam toada do Garantido em Libras e vídeo emociona internautas em Manaus

Iniciativa desenvolvida em escola estadual une inclusão, educação e a paixão pelo Festival de Parintins, conquistando repercussão nas redes sociais.

há 7 minutos

Brasil

Entenda o caso da mulher de 37 anos que fingiu ser adolescente e enganou famílias em vários estados do Brasil

Mulher viveu por 14 meses como filha adotiva em Joinville e é investigada por estelionato e falsa identidade.

há 20 minutos

Pará

Mulher baleada por vereador no Pará piora e está em coma profundo na UTI

Icicléia Alves Veloso segue internada em estado gravíssimo após ser atingida por disparo durante encontro para assinatura de divórcio em Ourilândia do Norte.

há 23 minutos

Política

‘O maior inimigo de Bolsonaro e Lula são seus radicalistas’, diz Augusto Cury durante agenda em Manaus

Pré-candidato à Presidência pelo Avante afirmou que seguidores radicais prejudicam líderes políticos ao deixarem de apontar erros e defenderem a autocrítica.

há 49 minutos

Manaus

Avenida Eduardo Ribeiro é interditada para programação de Corpus Christi em Manaus

Celebração religiosa ocorre no Centro da capital e altera o fluxo de veículos e linhas de ônibus nesta quinta-feira (4)..

há 1 hora