A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Vestibulares da UEA encerram com clima de tranquilidade e balanço positivo em todo o Amazonas

O Vestibular contou com 35.506 inscritos, disputando 1.559 vagas, sendo 818 para a capital e 741 para o interior.

Por Jonas Souza

28/10/2025 às 16:24 - Atualizado em 28/10/2025 às 16:28

Notícias do Amazonas  – As provas de Conhecimentos Específicos e Redação do Vestibular 2025, acesso 2026, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), encerraram nesta terça-feira (28/10) o ciclo de exames de seleção da instituição. O balanço foi positivo, com clima de tranquilidade e nenhum incidente registrado nos 136 locais de prova, sendo 48 em Manaus e 88 distribuídos pelos 61 municípios do interior.

PUBLICIDADE

Leia mais: Manaus intensifica fiscalização e orientação no entorno da ponte Rio Negro contra transporte irregular

O Vestibular contou com 35.506 inscritos, disputando 1.559 vagas, sendo 818 para a capital e 741 para o interior, distribuídas em 91 cursos por 19 localidades. A aplicação das provas mobilizou servidores, coordenadores e fiscais, garantindo segurança, organização e pontualidade em todas as regiões.

No domingo (26/10), a UEA já havia realizado as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que também teve balanço positivo. O SIS contou com mais de 48 mil inscritos e 2.254 vagas, sendo 1.179 em Manaus e 1.075 no interior, nas Etapas de Acompanhamento I, II e III. As avaliações ocorreram simultaneamente em 167 locais de prova, com 76 escolas na capital e 91 no interior.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância do certame:

PUBLICIDADE

“Encerramos mais uma edição do Vestibular e do SIS com a sensação de dever cumprido. O balanço foi extremamente positivo e reflete a seriedade com que a UEA conduz seus certames, sempre pautada pela confiança da sociedade amazonense. Cada candidato que participou do processo reafirma a importância da nossa universidade como instrumento de transformação social.”

Candidatos também compartilharam suas experiências. O estudante Caio Vinícius, 17 anos, do 2° ano do ensino médio, fez a prova como treino para o futuro ingresso no curso de Direito.

“Ontem eu fiz uma boa prova. Estou fazendo para pegar experiência para o ano que vem fazer pra valer. Aí eu já tenho uma visão sobre como me preparar”, disse.

A estudante Hérica Cardoso, 18 anos, participou das provas do SIS e do Vestibular, também escolhendo o curso de Direito.

“Fiz uma boa prova. Estou há dois anos nessa preparação e espero ter o melhor resultado”, declarou.

O resultado final e o edital de matrícula dos aprovados no Vestibular 2025, acesso 2026, e no SIS serão divulgados no dia 5 de dezembro, no portal oficial da UEA: www.uea.edu.br.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Crise no STF ganha dimensão pública após críticas de Gilmar Mendes a André Mendonça em meio ao caso Master

Declarações do decano expõem divergências internas no Supremo e ampliam debate sobre investigações de grande impacto político.

há 24 minutos

Polícia

Suspeito de matar funcionário em condomínio de Manaus tem mais de 30 passagens pela polícia

Rafael Souza Santos, conhecido como “Cajuzinho”, foi atacado após discussão; polícia realiza buscas por morador apontado como autor do crime.

há 33 minutos

Política

Jander questiona apoio de Maria do Carmo a Rosses, acusado de violência doméstica: “mulher tem que ajudar a defender mulheres”

Vereador citou a pré-candidata ao Governo do Amazonas durante confronto com Coronel Rosses.

há 34 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 mobiliza mais de 1,2 mil agentes e amplia esquema de segurança com tecnologia de reconhecimento facial

Operação reúne forças estaduais, federais e municipais para reforçar segurança de moradores e turistas durante o festival folclórico.

há 49 minutos

Amazonas

Doação de sangue em Manaus: HPS Platão Araújo realiza mobilização para reforçar estoques e atender alta demanda por transfusões

Ação acontece nesta quinta-feira (25) na zona Leste da capital e busca ampliar número de doadores voluntários.

há 1 hora