A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Veja vídeos da manifestação que fechou a Avenida Brasil e gerou caos na zona Oeste de Manaus

Forças de segurança foram acionadas para conter barricadas e tumultos no bairro Vila da Prata, em Manaus.

Por Natan AMPOST

30/10/2025 às 20:43 - Atualizado em 30/10/2025 às 20:59

Notícias de Manaus – A Avenida Brasil, uma das principais vias da Zona Oeste de Manaus, virou palco de tensão na noite desta quinta-feira (30). Moradores do bairro Vila da Prata protestaram contra a morte de João Paulo Maciel, de 19 anos, baleado durante uma troca de tiros com a polícia na última terça-feira (28). O ato terminou em confronto e mobilização massiva das forças de segurança.

PUBLICIDADE

Por volta das 19h, manifestantes bloquearam a avenida, ergueram barricadas com pneus e atearam fogo, interrompendo o tráfego de veículos. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi acionado e conseguiu controlar as chamas. Enquanto isso, helicópteros sobrevoavam a região e equipes de elite da Polícia Militar se deslocavam para conter o avanço da confusão.

A operação contou com a participação de tropas da Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano), Força Tática, Cicom e COE (Centro de Operações Especiais). O clima ficou tenso quando os policiais usaram gás de efeito moral e efetuaram disparos de advertência para dispersar os grupos mais exaltados. Apesar do tumulto, não houve registro de feridos graves.

O protesto foi motivado pela morte de João Paulo, atingido durante uma ação policial no Beco Arthur Virgílio, na Vila da Prata. Segundo a PM, o jovem teria sido flagrado armado, escondido sob o assoalho de uma casa, e atirou contra a guarnição, que revidou. João Paulo chegou a ser levado ao Pronto-Socorro Joventina Dias, mas não resistiu aos ferimentos.

A família e os moradores contestam a versão policial. Durante o ato, cartazes com frases como “Polícia não é pra matar, é pra prender” foram exibidos. O grupo pede investigação sobre a conduta dos agentes envolvidos na operação.

Leia mais: Protesto bloqueia Avenida Brasil após morte de jovem em ação da Rocam em Manaus

O bloqueio da avenida provocou um extenso engarrafamento na região, paralisando o trânsito por longos períodos. Condutores enfrentaram lentidão e precisaram desviar por rotas alternativas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Caixa adia sorteios das loterias por causa de jogo do Brasil na Copa do Mundo

Concursos da Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e Super Sete serão realizados na manhã deste sábado.

há 29 minutos

Brasil

PF investiga alerta falso da Defesa Civil enviado após possível ataque hacker

Mensagem indevida foi disparada para celulares em várias regiões do país durante a madrugada

há 50 minutos

Esporte

Ancelotti aguarda exames e não confirma situação de Raphinha após vitória do Brasil

Atacante sentiu dores na coxa direita durante a partida contra o Haiti e será reavaliado pela comissão médica da Seleção

há 59 minutos

Mundo

Guerra volta a escalar: Líbano acusa Israel de ataques brutais após cessar-fogo

Bombardeios deixaram mortos e feridos; Israel afirma que ofensiva foi resposta a ataques do Hezbollah.

há 1 hora