A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Braga é confrontado por produtores de energia solar nos corredores do Congresso Nacional: “está contra o povo brasileiro”

Senador amazonense é relator da Medida Provisória 1304, que trata da reforma do setor elétrico.

Por Natan AMPOST

31/10/2025 às 11:52

Notícias do Brasil – O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da Medida Provisória 1304, que trata da reforma do setor elétrico, foi confrontado nesta quinta-feira (30) por representantes de pequenos produtores de energia solar nos corredores do Congresso Nacional. O grupo protestava contra a proposta de cobrança de uma taxa de R$ 20 a cada 100 kWh de energia gerada por painéis solares instalados em residências e pequenos comércios.

PUBLICIDADE

Os manifestantes afirmam que a medida, se implementada, poderia inviabilizar a geração distribuída e causar impacto direto sobre milhões de brasileiros que investiram em energia solar para reduzir custos e contribuir com fontes limpas. Segundo eles, a taxa também colocaria em risco milhões de empregos no setor fotovoltaico, que se expandiu rapidamente nos últimos anos.

Durante a abordagem, um dos manifestantes confrontou o parlamentar enquanto gravava a cena com o celular. “Aqui está o senador que é contra a energia solar distribuída no Brasil. Milhões de brasileiros vão perder emprego por causa do senhor senador, você sabia disso?”, questionou o homem que fazia as imagens.

Braga reagiu a fala do homem: “Não querido você está mentindo, você está mentindo, você está mentindo”, respondeu o senador, apontando o dedo em direção ao celular. O manifestante retrucou: “Não senhor. O senhor está do lado errado, está contra o povo brasileiro. Várias empresas serão fechadas. O senhor não pode apontar o dedo para um cidadão não.” O senador rebateu: “Posso sim, estou apontando para o teu telefone.” O homem insistiu: “Você está apontando para o povo.

Leia mais: MP da reforma do setor elétrico vai à sanção presidencial; veja ponto a ponto

PUBLICIDADE

O episódio ocorreu antes da votação da MP 1304 no plenário do Senado. A medida provisória, que propõe ajustes no marco regulatório do setor elétrico, já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e seguiu para sanção presidencial após o aval dos senadores.

A versão final do texto não manteve o trecho que previa a cobrança da tarifa adicional sobre a energia solar. A proposta foi retirada durante a votação na Câmara, por 233 votos a 148.

A exclusão da cobrança foi comemorada por entidades do setor e por parlamentares que defendem a expansão da energia limpa no país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro que tenta afastar ministro em processo sobre patente militar

Defesa do ex-presidente questiona imparcialidade de ministro do Superior Tribunal Militar em ação que pode resultar na perda do oficialato.

há 11 minutos

Esporte

Brasil empata com Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Seleção Brasileira saiu na frente com Bruno Guimarães, mas sofreu empate ainda no primeiro tempo em amistoso disputado nos Estados Unidos.

há 57 minutos

Manaus

Marcha para Jesus reúne fiéis e altera tráfego em avenidas de Manaus

Evento reuniu milhares de fiéis neste sábado (6), com caminhada da Praça da Saudade até o Sambódromo.

há 2 horas

Brasil

MP diz que júri reconheceu dolo de Monique no caso Henry antes de mudança em quesito

A Promotoria quer que Monique volte a ser julgada por homicídio doloso por omissão.

há 2 horas

Brasil

MP-RJ recorre contra perdão judicial a Monique Medeiros e aponta interferência em júri

Segundo o promotor Fábio Vieira, houve interferência indevida da juíza Elizabeth Machado Louro durante a formulação dos quesitos apresentado.

há 3 horas