A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Governador Cláudio Castro ganha mais de 1 milhão de seguidores no Instagram após megaoperação no RJ

A operação, batizada de Contenção, foi a mais letal da história do Rio.

01/11/2025 às 13:30

Notícias do Brasil – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ganhou mais de meio milhão de seguidores em seu perfil em uma rede social em três dias, após a megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, 27, Castro tinha 464 mil seguidores em seu perfil no Instagram. No dia da operação, terça-feira, 28, o número subiu para 478 mil. No dia seguinte, quando moradores começaram a encontrar dezenas de corpos nas comunidades, o perfil do governador alcançou 746 mil seguidores. Neste sábado o total chegou a 1,5 milhão.

A operação, batizada de Contenção, foi a mais letal da história do Rio. As polícias Civil e Militar foram mobilizadas para cumprir 180 mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes do Comando Vermelho (CV). O saldo foi de 121 mortos, incluindo quatro policiais, além do bloqueio de vias e da suspensão de serviços em diversos pontos da cidade.

O governo do Rio afirmou que o objetivo da ação era conter o avanço da facção e prender lideranças criminosas. Castro classificou o resultado como “um sucesso”. Já a Defensoria Pública da União (DPU) apontou indícios de ilegalidades e violações de direitos. Especialistas ouvidos pelo Estadão avaliaram que a estratégia foi de alto risco e ineficaz no combate ao crime organizado.

PUBLICIDADE

Segundo levantamento do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), o Rio registrou 1.846 mortes em operações policiais desde que Castro assumiu o governo, em agosto de 2020. Foram mais de 8 mil ações do tipo entre 2020 e 2025. Das 11 operações mais letais desde 2007 no Estado, seis ocorreram sob a gestão de Castro.

Leia também: Musa do crime “Penélope Charmosa” tem o rosto esfacelado com tiro de fuzil em confronto com a polícia

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, pediu na quarta-feira, 29, uma reforma abrangente e eficaz dos métodos de policiamento no Brasil. O chefe de direitos humanos da ONU disse que o país precisa “romper o ciclo de brutalidade extrema” e garantir que as operações de segurança pública sigam padrões internacionais sobre o uso da força.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Carro capota após colisão na avenida Djalma Batista em Manaus

Acidente ocorreu em uma das vias mais movimentadas da capital na manhã desta sexta-feira (6); causas ainda são apuradas.

há 56 segundos

Mundo

Marco Rubio anuncia sanções contra Cuba e critica regimes marxistas na América Latina

Secretário de Estado dos Estados Unidos afirmou que o governo Trump pretende ampliar a pressão sobre o governo cubano e redes consideradas aliadas na região.

há 7 minutos

Brasil

Servidora desaparecida é encontrada morta em cova rasa no Ceará

Maria Itelvina Monteiro de Arruda, conhecida como “Mocinha”, estava desaparecida desde terça-feira e foi localizada em uma área de mata em Camocim.

há 31 minutos

Festival de Parintins

Festival de Parintins terá distribuição de 600 mil copos de água tratada durante programação

Governo do Amazonas e Cosama firmam parceria para reforçar hidratação de torcedores, artistas e trabalhadores durante o Festival de Parintins 2026.

há 35 minutos

Amazonas

Aeronave não tripulada começa a operar no combate ao narcotráfico no Amazonas

Equipamento tem autonomia de até 12 horas de voo e será utilizado no monitoramento de áreas de difícil acesso, especialmente na região do rio Solimões.

há 1 hora