Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Datafolha: 76% dos moradores do RJ querem o Exército atuando na segurança pública

Pesquisa aponta que maioria da população também defende mudança na lei para ampliar a responsabilidade do governo federal na área.

Por Jonas Souza

01/11/2025 às 21:11

Notícias do Brasil  – Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º/11) revela que 76% dos moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana defendem a atuação do Exército na segurança pública. O levantamento foi realizado entre os dias 30 e 31 de outubro e ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais, por telefone. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Incêndio de grandes proporções atinge fábrica na Zona Leste de Manaus; assista

Segundo o instituto, 72% dos entrevistados acreditam que a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) — que deixou ao menos 121 mortos — deveria ter contado com o apoio das Forças Armadas.

A pesquisa também mostrou que 66% dos moradores consideram necessária uma mudança na legislação para aumentar a responsabilidade do governo federal nas ações de segurança pública. Entre os que avaliaram a operação como mal executada, o índice sobe para 77%.

O levantamento destacou ainda diferenças conforme a preferência política dos entrevistados. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 55% apoiam a mudança na legislação; entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o índice é de 75%.

Quando analisada a avaliação do governador Cláudio Castro (PL), o apoio à presença do Exército também se mostra expressivo: entre os 40% que consideram sua gestão ótima ou boa, 86% defendem a atuação das Forças Armadas. Já entre os 34% que avaliam o governo como ruim ou péssimo, o apoio cai para 64%.

Entre os entrevistados que consideraram a operação policial muito bem executada, 84% apoiam o uso do Exército; entre os que classificaram como execução regular, o índice é de 83%.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 6 horas

Brasil

Homem é preso após invadir casa da ex, agredi-la e matar cadela da família

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

há 6 horas

Manaus

Faixa Liberada leva esporte e lazer ao Monte das Oliveiras neste sábado (25), em Manaus

Programação gratuita será realizada ao lado do campo Braga Mendes e também atenderá moradores da Colônia Terra Nova, Rio Piorini, igarapé do Passarinho e áreas próximas.

há 6 horas

Manaus

Concurso Semef Manaus oferece salário de R$ 27 mil; veja vagas e inscrições

Prefeitura publicou edital com 20 vagas imediatas para auditor fiscal, além de cadastro reserva.

há 7 horas

Manaus

Falta de energia em Manaus: quatro bairros terão desligamento nesta sexta-feira (24)

Manutenção programada na rede elétrica vai interromper temporariamente o fornecimento em áreas do Tarumã, Flores, Parque Dez de Novembro e Bairro da Paz.

há 7 horas